Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Ciência: Descoberta Um novo fossil de espécie dinossauro aninda desconhecida

Fóssil de espécie desconhecida de dinossauro é encontrada na África

Répteis gigantes viveram há cerca de 100 milhões de anos e teriam o peso de ‘vários elefantes’

POR 


Titanossauros da espécie “Rukwatitan bisepultus” na Tanzânia: grupo era diferente dos grandes herbívoros encontrados no Norte da África
Foto: Ilustração de Mark Witton/Universidade de Portsmouth
Titanossauros da espécie “Rukwatitan bisepultus” na Tanzânia: grupo era diferente dos grandes herbívoros encontrados no Norte da África - Ilustração de Mark Witton/Universidade de Portsmouth

PUBLICIDADE
RIO - Paleontólogos da Universidade de Ohio identificaram uma nova espécie de titanossauro — como é chamado um grupo de dinossauros herbívoros que habitava diversas regiões do planeta.
A maioria dos fósseis de titanossauros conhecidos foi descoberta na América do Sul. Mas os fósseis da nova espécie, batizada de “Rukwatitan bisepultus”, foi encontrada embutida na parede de um penhasco no Sudoeste da Tanzânia. Com a ajuda de escavadeiras e mineiros de carvão, os cientistas identificaram vértebras, costelas e ossos pélvicos do animal.
— As regiões do pescoço e dos membros anteriores do “R. bisepultus” são diferentes da de outros titanossauros — revela Eric Gorscak, coautor de um estudo sobre a espécie, publicado na revista “Journal of Vertebrate Paleontology”. — Identificamos a nova espécie na árvore genealógica dos herbívoros e determinamos o que esta espécie tem de particular e com que outras ela teria mais semelhanças.
Segundo o pesquisador, a diferença de habitats contribuiu para a diferença entre as espécies de titanossauros.
— O “R. bisepultus” é morfologicamente diferente de outros herbívoros do Norte da África, mas muito semelhante a outras espécies da África Subsarriana — conta. — Isso sugere que poderia haver uma barreira física entre estas duas regiões, fazendo com que cada uma desenvolvesse sua própria fauna.
Ainda é necessário colher novos dados sobre o ambiente africano daquele período, mas os pesquisadores acreditam que as espécies de titanossauros foram isoladas por desertos, grandes rios ou cadeias de montanhas.
PUBLICIDADE
A espécie identificada no novo estudo viveu há aproximadamente 100 milhões de anos, durante o Período Cretáceo. Ela teria um peso equivalente ao de “vários elefantes”, segundo a pesquisa.
A armadura óssea de alguns titanossauros poderia pesar o equivalente a 60 toneladas, o que as protegia de predadores.
Os titanossauros foram o único grupo dos grandes répteis herbívoros a se dispersarem por toda a Terra até o fim da Era Mesozoica, quando um meteorito atingiu o planeta e causou a extinção dos dinossauros.


Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/fossil-de-especie-desconhecida-de-dinossauro-encontrada-na-africa-13870630#ixzz3CpYnCXRB

Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...