09/10/2014 17:40
SABESP indica crise no Cantareira desde 2012
Por: Diário SP Online
Os riscos de desabastecimento no sistema Cantareira foram identificados desde 2012 pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A informação foi divulgada na quarta-feira (8), pelo promotor Rodrigues Sanches, do Ministério Público Estadual.
Um documento enviado à Bolsa de Nova York, na época, alertou o impacto na estiagem e nas finanças a partir de abril deste ano. Durante dois anos, a situação no sistema foi observada e foi constatada chuvas abaixo da média.
Entretanto, nada foi feito e a empresa admite que tomou medidas somente em fevereiro de 2014 com a criação do programa bônus para quem economizasse água.
“A companhia não pode garantir que o programa de incentivo à redução do consumo será a única medida mitigadora que tomará”, afirma a Sabesp. “Se a situação dos reservatórios atingidos pela seca não melhorar, podemos ser obrigados a tomar medidas mais drásticas”, acrescenta.
A Sabesp aponta a redução significativa da vazão de água no Cantareira após a implantação do programa, mas não descarta a crítica situação que o sistema se encontra atualmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário