Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Saúde impecável: falta até losartana no PSF ,Polo de Serra de Capoeira- Orobó

Procurei por Losartana potássica e não tinha hoje, no PSF de Serra Capoeira.

Estive num evento de inauguração, em Serra de Capoeira neste último final de semana e ouvi altos discursos e elogios a Secretária de Saúde de Orobó, e ao Prefeito. Parece que tudo são flores e a saúde impecável. Quase não acreditei quando procurei hoje ao meio dia, no PSF de Serra de Capoeira por LOSARTANA POTÁSSICA e a enfermeira me confessou que estava em falta. Detalhe, essa é a quinta vez que procuro e não encontro o tão importante medicamento.
A losartana é um medicamento de uso contínuo para controle da pressão arterial e um dos mais prescritos pelo médicos. Há três anos, preciso usá-lo e sempre compro todos os meses. Em caso de falta num dia de trabalho, quando não posso ir a Orobó, é que eu procuro. Durante três anos, recebi da minha agente de saúde duas vezes. Todos os funcionários do PSF da Serra, são pessoas maravilhosas e não tem culpa de nada. Elas não são responsáveis pela manutenção da compra do medicamento. A responsabilidade é da Secretária de Saúde, que também é "pau mandado". Ela só pode fazer o que manda o chefe. Talvez seja por isso, que em três anos, três secretárias já passaram pelo cargo.
Eu não sou uma grande vítima dessa situação, uma vez que o medicamento custa apenas dez reais e alguns centavos. Posso comprá-lo graças a Deus. O caso de hoje,foi por acaso, devido as chuvas constantes deixando a estrada intransitável, tive medo de dirigir para ir comprar. Minha preocupação é com a população carente. Aquela que nem sempre tem os dez reais para comprar. Muitos tem a pressão altíssima e é perigoso ficar sem o medicamento.
Perguntar não ofende: Será que uma saúde que falta medicamento prioritário de uso contínuo pode merecer aplausos?
É por isso que eu volto a dizer: Os discursos são bonitos a realidade é horrível de se ver.

Escrito por Madalena França.

Sem comentários:

Do pequeno a excelência todos são inocentes porque a vida é assim mesmo...

  No Brasil da vergonha pública, ninguém é culpado. Todos são "inocentes". Há um jeitinho para justificar tudo. A gente se acostum...