Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

PF combate desvios de recursos federais de verbas da educação em prefeitura do Maranhão

quarta-feira, 21 de outubro de 2015


A Polícia Federal, com o Ministério Público Federal e Estadual e Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta terça-feira, 20, a Operação Attalea, para combater desvios de recursos federais oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na prefeitura de Anajatuba, no interior do Maranhão. Segundo a PF, o atual prefeito, Hélder Lopes Aragão (PMDB-MA), secretários municipais, servidores da prefeitura e empresários são alvo da Attalea.


"As investigações, que iniciaram em 2014, apontam que a organização criminosa desviava recursos públicos e lavava os valores oriundos do crime através da contratação direcionada de "empresas de fachada" que sequer possuíam sede física, estrutura, equipamentos ou funcionários para realizar os serviços contratados", diz a PF em nota. "Apesar da não execução dos serviços, tanto as fraudes aos procedimentos licitatórios, quanto o pagamento de valores, só eram possíveis mediante a corrupção de membros da Comissão Permanente de Licitação da prefeitura, de secretários municipais e até do prefeito", continua o texto.

A PF informou que estão sendo cumpridos 11 mandados judiciais, sendo oito de prisão, uma condução coercitiva, além de três medidas cautelares. O nome da operação é à palmeira "Attalea Maripa", cujo fruto é o anajá. Anajatuba vem do nome indígena "abundância de anajás", por ser uma planta comum na região da cidade. A Polícia Federal investiga também eventuais fraudes no Educacenso (banco de dados do Ministério da Educação e Cultura), com a suposta utilização pela organização criminosa do cadastro do Programa Bolsa Família.

"Havia a tentativa de aumentar o número de alunos 'matriculados' nas escolas e, consequentemente, os repasses do FUNDEB e do FNDE ao município", aponta nota da PF. Os envolvidos, de acordo com a Polícia Federal, responderão pelos crimes de desvio de recurso públicos, organização criminosa, fraude em licitações, lavagem de dinheiro, peculato, corrupção ativa e passiva, dentre outros crimes, na medida de sua participação. Estadão Conteúdo

Sem comentários:

Orobó terá Oposição Sim: O dinheiro que paga o preço de alguns ,não compra os valores de todos...

  Em tempos de janelas partidárias é comum que dancem as cadeiras. Que partidos ganhem e percam filiados. Pessoas de fraca personalidade aba...