Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

domingo, 25 de outubro de 2015

Candidatos comentam Enem pelas redes sociais

24/10/2015 21:34


Igualdade de gênero, globalização e ciberespionagem foram alguns dos temas abordados pela prova

O exame também teve duas questões de globalização e cinco de meio ambiente / Divulgação

Por: Agência Brasil 
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi marcado por questões sobre feminismo, globalização e meio ambiente. A prova, que costuma trazer temas relacionados ao cotidiano e interpretação de texto, apresentou uma questão sobre igualdade de gênero na área de Ciências Humanas, com uma citação da filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir, que virou tema mais comentado pelos estudantes quando eles saíram da prova.
O exame também teve duas questões de globalização e cinco de meio ambiente, tema que permeou tanto a parte de Ciências Humanas quanto de Ciências da Natureza. A prova de química se destacou pelo seu grau de dificuldade, segundo os comentários dos participantes nas redes sociais.
As perguntas sobre globalização se referiram às teias globais de produção e à mecanização da mão de obra com o advento das tecnologias no final do século XX e início do século XXI, o que promoveu grandes mudanças no mercado de trabalho.
O egocentrismo e a selfie voltaram a figurar na prova com trecho de um texto do jornalista e sociólogo Muniz Sodré sobre o tema. O pensamento de Paulo Freire, questionado em várias manifestações contra o governo e a esquerda pelo país, também apareceu no teste. 
Entre os assuntos envolvendo atualidades, foram abordados o Estado Islâmico, a crise hídrica e a ciberespionagem. As perguntas que exigem análise de imagens também são recorrentes na prova e costumam ser as mais comentadas. Nesta edição do Enem, uma charge do Ziraldo sobre os empréstimos internacionais feitos durante a ditadura militar e uma charge do Amarildo criticando o uso de agrotóxicos foram usadas. 

Sem comentários:

Eleições 2024: Google proíbe publicidade política para as eleições municipais deste ano

  O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições municipai...