Um verso da velha música “Antonico” do sambista Ismael Silva – “Façam por ele como se fosse por mim” – o mote da carta assinada por Lula pedindo um esforço final à militância do PT para que saia “de casa todos os dias para fazer campanha e pedir votos para ele. ”
Lula quer este trecho da carta no programa de rádio e de televisão, porque sabe que, nas áreas populares e nos rincões mais remotos, onde tem eleitores fiéis, são estes veículos e o boca-a-boca que funcionam para informar que Haddad é seu candidato, informação que, projetando-se os últimos resultados do Datafolha, ainda não é do conhecimento de algo em torno de 20% dos cidadãos.
É sobre eles que Lula conta que a capacidade de mobilização dos militantes petistas possa agir:
(…)a vitória vai depender muito da garra e do empenho de cada militante. Essa é a diferença que sempre nos fez crescer nos momentos decisivos. Só PT tem essa militância que é a alma do nosso partido.
Vocês verão como os dois dias finais de propaganda na TV vão bater e rebater nesta tecla.
O que Lula pretende é um mutirão: não basta saber que seu candidato é Haddad, é preciso informar isso a quem tem mais dificuldade.
Lula,claro, tinha deixado a carta pronta. Sabia que as mobilizações do final de semana “injetariam gás” na militância. E agora dá a ela a direção em que deve dirigir a chama.
Corrida que chega empatada à reta final é vencida por quem tem o melhor “sprint” final.
Leia o texto da carta:
Companheiras e companheiros do PT,
Estamos chegando à reta final de uma das campanhas eleitorais mais importantes da nossa história. Estamos lutando pelos direitos do povo, pela soberania do país e até mesmo pelo restabelecimento da democracia.
Estamos lutando pela nossa dignidade e pela liberdade do povo.
Fui proibido arbitrariamente de disputar essa eleição, como era desejo da maioria. Mas se a injustiça fechou a porta da minha candidatura, o povo está abrindo outra, que é a candidatura do companheiro Fernando Haddad.
Ele me representa nesta eleição e, tenho certeza, vai cuidar da nossa gente com carinho, como eu sempre cuidei.
Por isso peço a vocês que lutem muito pela eleição do Haddad. Saiam de casa todos os dias para fazer campanha e pedir votos para ele. Façam por ele como se fosse por mim.
Mais uma vez, a vitória vai depender muito da garra e do empenho de cada militante. Essa é a diferença que sempre nos fez crescer nos momentos decisivos. Só PT tem essa militância que é a alma do nosso partido.
Vamos juntos, companheiras e companheiros, para vencer mais uma vez.
Um abraço com muito carinho do
Lula