247 - O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse que pretende anunciar o novo ministro das Relações Exteriores até esta quarta-feira (14) e que o escolhido deverá ser alguém do quadro do Itamaraty. Indagado se o escolhido será homem ou mulher, Bolsonaro respondeu que "pode ser gay também".
"É possível acontecer até amanhã. Está madura esta questão. Queremos alguém do quadro do Itamaraty", disse. Um dos nomes cotados para o cargo é o do embaixador Luís Fernando de Andrade Serra, que até meados deste ano foi embaixador do Brasil na Coreia do Sul. Ele visitou o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde está instalado o gabinete de transição do novo governo, nesta terça-feira.
Um outro nome cotado é o do embaixador José Alfredo Graça Lima. Assim como Serra, Lima é diplomata de carreira do Itamaraty e foi representante do Brasil junto à União Europeia. O seu último posto diplomático antes de se aposentar em 2016 foi o de subsecretário para Assuntos de Integração, Econômicos e Comércio Exterior.
Ainda segundo Bolsonaro, a lista com os nomes dos ocupantes de todos os ministérios de seu governo poderá ser anunciada até o final deste mês. "Não podemos anunciar algo hoje e amanhã não vai mais ser", ressaltou.
Por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário