Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 12 de junho de 2019

A polêmica nas abstenções que gerou um empate nas contas de 2015 do gestor de Orobó, obrigando a presidente desempatar a favor do filho...

A imagem pode conter: Lúcio Donato Donato e Rinaldo Jose, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livreA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

Este blog recebeu dezenas de perguntas sobre o assunto, e as possíveis consequências das abstenções.
Eu tenho muito respeito pelos meus leitores, que em sua maioria, é gente simples. Outros são capacitados e eu escrevo para todos.
Alguns não tiveram oportunidade de ouvir a votação através dos meios de comunicação e outros não entendem os termos jurídicos usados por alguns vereadores elitizados e que  não falam claramente a língua que o povo entende. Seja por esperteza ou por força do hábito.
Primeiro vamos entender o que é abstenção: É fazer como Pilatos. Lavar as mãos sobre determinado assunto se isentando de qualquer culpa e dando ao conjunto total, a oportunidade de fazer sua defesa conforme sua consciência. Se todos os dedos das mãos fossem iguais, haveria uma maior dificuldade de pegar e sustentar as coisas.
A isenção dos vereadores de oposição não impediu a aprovação das contas já que o prefeito tem um conjunto formado pronto a servi-lo. E todos os vereadores sabem disso. O conjunto de 6, nas votações que exijam apanas a maioria simples, os cinco sempre serão vencidos, embora saiam com a consciência tranquila de que agiram dentro da legalidade e do direito que lhe é concedido pelo próprio regulamento da  Câmara , lei que rege a prática saudável da Democracia.
O porquê de não votar contra, mas se abster? 
Foi justificado por todos eles, que não pretendiam ser acusados de impedir o trabalho do prefeito por parte da população que as vezes toma o remédio ,mas não sabe ler a bula e precaver-se dos efeitos colaterais ou prejudiciais a saúde.
Havia muitos itens que o tribunal de contas recomendou em 2015 que não fossem mais repetidos e eles continuam repetindo ano após anos até hoje, em alguns casos com extremo agravamento dos fatos. 
Quanto a justificativa da situação que  ultrapassam o valor permitido na folha de pagamento  para empregar pobres, para eles que conhecem a realidade de perto, sabem que o inchaço da folha vem de quem ganham altos salários e vantagens, além de famílias de políticos que só falta empregar o pato e o guiné do quintal, pois de esposa a filhos todos são beneficiados. Se tirasse o emprego de um, daria para empregar 4 , cinco, ou 6 dos  que mais precisam com meio salário mínimo pelo menos. É muito fácil dizer sim quando tem a mesa farta e é  muito difícil  não dizer não ao Poder,quando se ver seu eleitor bater a sua porta, para pedir ajuda porque faltou o dinheiro de comprar dipirona para uma criança com febre.
Lembro que Lúcio Donato ainda mostrou quem está pagando o preço da farra em forma de IPTU, alvarás, Iluminação pública e impostos exorbitantes. Talvez seja grande parte desse mesmo povo, que bate a porta do vereador para pedir ajuda para pagar a energia para não dormir no escuro, ou para comprar o bujão de gás porque até lenha tá difícil de encontrar!
 É o eleitor, funcionário público , revoltado com o rombo do IPREO e a falta de sua aposentadoria que cobra do seu vereador a verdade na fiscalização do dinheiro público.
Por isso amado leitor, muitas vezes o embrulho é bonito  por fora e dentro pode haver um pacote de dinamite para explodir na sua mão. Outras vezes, dentro de um papel de pão ,pode ser enrolado um passaporte com destino a felicidade. Por isso ousa mais e julgue menos, os que são apedrejados por insistirem para que você use o sinto de segurança para evitar acidentes fatais. Como eu sou uma das maiores vítimas da perseguição, e de extorquirem todos os meses o que eu não devo mais,  eu só posso dizer que  um dia o amor vencerá o ódio e que como diria Lula, isso valeu um abraço companheiros!

Por Madalena França.

Sem comentários:

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que estabelece diretrizes para prevenir e combater abusos sexuais co...