Falta de debate na TV cria legião de indecisos nas eleições 2020
O Globo se “assusta” com a quantidade de indecisos na disputa pelas 5.570 prefeituras nas eleições de 2020. Na edição desta terça-feira (20), o jornalão dos Marinho afirma que em algumas cidades mais da metade dos eleitores não sabem em quem votar.
A TV Globo é uma das responsáveis pela baixa participação política na disputa eleitoral deste ano, pois, além do período especial que vivemos desde março, a emissora se negou a realizar debates entre os candidatos a prefeito. O exemplo foi repetido pelas demais empresas de comunicação, tais como SBT, Record, RedeTV!
A Band foi a única televisão que honrou seu compromisso democrático de realizar o primeiro debate nas eleições no dia 1º de outubro. De lá para cá, os eleitores ficaram às cegas, sem debates com visibilidade.
De acordo com o Ibope, o índice de indecisos varia nas capitais brasileiras entre 23%, em Rio Branco, e 54%, em Porto Alegre.
Além da legião de indecisos, a quantidade de pessoas que deixarão de votar pode bater um recorde de todas as eleições anteriores.
Em entrevista ao Blog do Esmael, o presidente da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, afirmou que as abstenções poderão ultrapassar os 40% dos eleitores neste pleito. Segundo ele, se não houver um fato novo, esse número ainda poderá chegar a 50%.
Some-se aos indecisos e abstenções há outra preocupação sobretudo dos candidatos: os votos brancos e nulos.
O Ibope afirma que esse percentual chega a 27% no Rio e supera a marca de 20% também em Aracaju, Recife e Natal, cidades onde a disputa eleitoral ainda segue embolada.
De acordo com o instituto de pesquisa, as mulheres são as mais indecisas nestas eleições de 2020. Elas ainda não sabem em quem votar em Belo Horizonte (46%) e Goiás (53%). A maioria das eleitoras também não definiu o voto em São Paulo, Rio e Recife.
Os eleitores de menor escolaridade e renda igualmente titubeiam em relação ao voto no Rio, São Paulo e Porto Alegre –os porto-alegrenses sãos os que mais rejeitam seu prefeito, Nelson Marchezan (PSDB), que disputa a reeleição com taxa de 37%.
Os jovens com idade entre 16 e 24 é outra faixa eleitoral indecisa. Em Belém (PA), por exemplo, 53% deles estão indecisos.
Resumo da ópera: se houvesse debates nas TVs, muito provavelmente o número de indecisos seriam muito menor.
Informação de Esmael Morais
Postado por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário