Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sábado, 24 de outubro de 2020

João Campos Disparou e já é certa a vitória do primeiro turno: Quem o enfrentará no segundo ainda está embolado

 

Quem enfrentará João?

A nova rodada de pesquisas no Recife via Datafolha e Ipespe mostra um cenário que parece consolidar o candidato do PSB, João Campos, no segundo turno. Ele recuou dois pontos em relação ao Ibope, de 33% para 31%, mas é incorreto comparações de números em cima de diferentes institutos. O fato é que seu distanciamento em relação ao segundo lugar, acima de 10 pontos percentuais, aponta uma posição confortável, fazendo crer que ficará a espera de saber quem será seu adversário.

Por enquanto, não se sabe. Na pesquisa do Datafolha, numericamente, seria Marília Arraes, do PT, mas Patrícia Domingos, do Podemos, e Mendonça Filho, do DEM, vêm logo em seguida, com uma distância de um ponto em relação ao outro. Como a margem de erro é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos, ninguém pode estufar o peito e afirmar que também, como João, tem passaporte garantido para o ringue final.

Disputa em segundo turno, como se sabe, se reveste completamente diferente do embate inicial. É como se o jogo viesse a ser zerado. Teoricamente, o candidato da oposição leva vantagem se conseguir atrair efetivamente o apoio dos demais postulantes que se opõem ao nome da situação. Os fatores além da conjugação da soma dos votos no campo da oposição muitas vezes contrariam um simples prognóstico de que a soma de todos os votos da oposição seria suficiente para derrotar o candidato da situação.

Eleição de segundo turno vai muito mais além. O que pesa, além da questão ideológica, é a capacidade do candidato de se apresentar melhor na propaganda no rádio e na televisão, seu discurso de sustentação, empatia com o eleitor e, principalmente, cair na simpatia, ganhar a confiança dos eleitores indecisos, atrair para si o voto de quem tenha manifestado pela disposição de anular ou votar em branco.

A história não se repete em eleição. Tem candidato que ganha no primeiro turno e sai derrotado no segundo, como também existem aqueles que, saindo das urnas vitoriosos, já largam na frente nas pesquisas em busca de uma nova vitória. Quem João Campos preferia enfrentar, hoje, entre Marília, Mendonça e Patrícia? Todos têm suas peculiaridades, são adversários perigosos, mas que dependem de um fato básico: unir todos os oposicionistas num só palanque.(Informações Magno Martins)

Postado por Madalena França

Sem comentários:

INSS realiza mutirão de perícia médica para pessoas com deficiência em Pernambuco

  O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social realiza, a partir da segunda-feira (22), um multirão de perícia...