Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sábado, 26 de fevereiro de 2022

EUA esperam que Brasil condene invasão russa

Do Blog do Magno Martins

Postado por Madalena França

Os Estados Unidos esperam que o Brasil mantenha sua posição de seguir a Carta da ONU e condene, no Conselho de Segurança da organização, a invasão da Ucrânia pela Rússia, disseram ao blog do Valdo Cruz diplomatas brasileiros.

Segundo eles, o receio do governo norte-americano é que o presidente Jair Bolsonaro determine que o Brasil fique numa posição de neutralidade, o que iria contra a tradição brasileira de seguir o direito internacional.

Até agora, o presidente Bolsonaro evitou se posicionar oficialmente sobre a invasão russa. Preferiu criticar o vice-presidente Hamilton Mourão, que afirmou, ontem, que o Brasil condena a guerra russa contra a Ucrânia. Bolsonaro disse que é ele quem fala pelo país, não o seu vice. E falou basicamente da estratégia do governo para retirar brasileiros do país invadido pela Rússia.

Segundo assessores presidenciais, o governo está dividido neste momento. Bolsonaro e integrantes da ala ideológica não querem condenar a Rússia. Na semana passada, em viagem a Moscou, o presidente da República chegou a dizer que manifestava solidariedade ao colega da Rússia, Vladimir Putin. Bolsonaro só não disse, na ocasião, a que se referia essa solidariedade.

Essa posição desagrada aliados do presidente dentro do Congresso Nacional, diplomatas e uma ala do ministério. Para eles, o Brasil precisa manter sua posição tradicional de seguir a Carta das Nações Unidas, que condena um ato que viole a soberania e a integralidade territorial de um país.

O embaixador Ronaldo Costa Filho, representante do Brasil na ONU, por sinal, antes da invasão, disse durante reunião do Conselho de Segurança que o país condena a quebra do direito internacional e a invasão de um país por outro. Ontem, uma ala do Itamaraty defendia que isso ficasse mais explícito na nota divulgada sobre o conflito entre Rússia e a Ucrânia.


Sem comentários:

Orobó terá Oposição Sim: O dinheiro que paga o preço de alguns ,não compra os valores de todos...

  Em tempos de janelas partidárias é comum que dancem as cadeiras. Que partidos ganhem e percam filiados. Pessoas de fraca personalidade aba...