A fusão dos partidos de centro , conservadores do DEM e PSL, resultou no União Brasil que tornou-se, de imediato, a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 81 cadeiras, a serem conquistadas. Os cidadãos com sede de Poder e pouco amor pelos direitos do povo, correram filiassem ao Partido que de União tem pouco, visando o tempo de Campanha na TV e as verbas Partidárias que tornou-se a maior do Brasil. Isso tanto na esfera Federal como estadual.
A ganância fez muita gente dar com os burros na' água. Eles não contavam com a debandada de deputados no Período da Janela Partidária, onde o partido foi o que mais perdeu. ( se não me engano foram 30)
Em Pernambuco por exemplo, um marqueteiro político contou a este blog que para a disputa de uma cadeira na Alepe, o tal União Brasil tem um coeficiente alto , pois o Partido terá que atingir 800 mil votos no Estado. Isso dar um coeficiente de cem mil votos para cada deputado. Analisando os deputados de nomes fortes em PE, o tal União Brasil não atingirá mais de 8 cadeiras.
Vamos fazer contas: Imagine que o primeiro lugar tenha 150 mil votos, e ai vai descendo, 130, 120, 100, o último puxado pelos demais não se elege com menos de 70 a 80 mil votos. É voto que demora para se conquistar. Tem muita gente arrancando os cabelos para dar conta de tanto voto. A Entrada de Marília Arraes para governadora, também foi uma rasteira nos que já se pensavam eleitos. Muitos prefeitos desfizeram acordos e correram para Marília, que possivelmente as dobradinhas entre deputados também mudam . PSB e União Brasil perdem votos com a entrada de Marília com o Cidadania partido de esquerda.
Na Região , esse blog também ficou sabendo que João Lira de Bom Jardim, poderá ser candidato e terá muitos votos. Ele foi prefeito por 3 vezes ,já foi candidato a deputado estadual e ele está fazendo uma aliança só com grupos de Oposição em várias cidades, com possibilidades para eleger 3 deputados. Seu João está na disputa. Todos votando em Lula para Presidente.
Outra Surpresa que poderá acontecer para garantir disputa direta com o Cléber Chaparral é um nome exclusivo de Orobó . Nos bastidores se comenta que poderá ter novidade nas próximas semanas.
Outro fato concreto que está melando feio a chegada de Chaparral a ALEPE- ele que já vive em campanha por várias cidades a muito tempo, é a política salarial da cidade onde ele governa em parceria com Biu Abreu e Lúcio Silva. Está muito feio a falta de cumprimento da Lei- 11.738 que trata do Piso salarial dos Professores, que lei nacional e atinge todo o Brasil. Eles teimam em descumprir. Não é apenas Orobó- Há um fato em comum- Casinhas- cidade governada por Juliana de Chaparral sua esposa, e Bom Jardim, as três cidades onde Ele é o candidato a deputado estadual votado pelos Prefeitos, Jãnjão, Juliana e Biu Abreu, nenhum pagou o Piso e enfrentaram protesto de Professores nas ruas, transmitidos nas Redes Sociais e Blogs regionais, Como: Blog do Agreste, Com Deus e a Verdade, Casinhas Agreste , entre outros.
Poderá sair vencedor? Sim. Tudo é possível onde rola muita grana. Mas não está fácil para o projeto de "Hitler" do Agreste. Pelo menos enquanto essas cidades não pagarem o Piso dos Professores eles tem uma forte concorrência Direta. Professores tem filhos, esposas e maridos, alunos de primeiro voto que quer bem aos seus professores. Eles fazem um buraco grande se revoltarem-se contra qualquer candidato. As cidades vizinhas também pensam: Como vou votar num deputado "inimigo" da educação?
Aguardem. Essa história ninguém conta melhor que os professores!
Por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário