Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 5 de abril de 2022

Prefeitos do Agreste de PE querem taxar professores de ignorantes e desconhecedor da Lei 11.738/2008 que instituiu o Piso salarial do Magistério.

 



Quem tem direito ao Piso do Magistério? Veja o que diz a lei: "piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de no máximo 40 horas semanais.Lei 11.738 de 2008, que institui o piso, estabelece que os reajustes devem ocorrer a cada ano, em janeiro.

Vejam bem, bando de Ignorantes: Piso não é teto. O valor mínimo é para um professor que terminou o Magistério. Como estão querendo fazer os prefeitos de Orobó, Bom- Jardim Casinhas, João Alfredo, todo mundo vai ter salário igual. Quem terminou o Magistério hoje, e quem tem Doutorado. Nunca se viu tamanha ignorância! Ou estão se fazendo de vítimas, e ao mesmo tempo, taxando professores de ignorantes, como se nós não soubéssemos ler, desconhecêssemos a Lei, que vigora no Brasil desde 2008.

O Piso salarial é reajustado na base. Naquele espaço do nosso holerite onde está escrito salário base, não pode aparecer menos de;3.845,00, os acréscimos vai depender do nível de escolarização. Se assim fosse como eles querem, os concursos não nos exigiriam prova de títulos. O piso é para um professor que tem só o Magistério, e o teto depende dos títulos que cada um possui.

O que algumas cidades estão negociando não é o Piso, mas a carreira. Por exemplo: Tem cidades que o Plano de Cargos e Carreira, não leva em consideração apenas os Títulos, mas também a faixa por tempo de serviço. Ou seja, dependendo da Cidade, mesmo que o professor, não mude de Título, a cada 4 ou 5 anos trabalhados, ele muda de faixa salarial. de 4 ou 5%. Nestes Municípios os prefeitos estão achando pesado e estão negociando., Não é o caso de Orobó que nós não temos essas faixas.

Os Bastidores das notícias dão conta que mais uma reunião foi feita, e Orobó quer dar 10,24% de reajuste. Como não temos Carreira no sentido de subir de Faixa, um professor com graduação ou especialista, vai ficar recebendo menos do que o Piso Base do resto do Brasil.

Que ironia! Orobó que está entre as dez melhores educação  dos 185 estados de Pernambuco, terá o pior salário dos professores 5.570 municípios brasileiros!

Palmas para o Trio do desgoverno! Recebam também o troféu de piores gestores do Brasil!

Respeito zero aos professores!

Prestem bastante atenção o Salário é reajustado na base. Gratificações pode até se negociar a base do Piso é INEGOCIÁVEL! Uma vez desobedecida ela compromete o nosso piso pelo resto da vida.  todo janeiro tem um novo Piso, que é implantado na base, a medida que os prefeito não aplicam o piso na base comprometem todos os anos subsequentes.

33,24% não é exagero, e nem recobre o poder de compra. Procure saber quanto era um bujão de gás no início de 2020,quando tivemos reajuste e quanto é hoje? Quanto era um litro de gasolina? A Cesta básica. Nosso Piso hoje é 3.855,63- 2.886,24= 959,39.  Ou seja nosso salário aumentou em dois anos, menos de mil reais. Se dividir por 2, dá (quatrocentos setenta e nove reais e sessenta e nove centavos por ano. É quase nada, não dá o dinheiro de uma feira para um mês.

Caso/ Orobó!

Fui a Câmara acompanhada de mais 20 professoras, pedi uma audiência Pública, uma auditoria mostrando a folha nominal de pagamento, que nos provassem que o dinheiro do FUNDEB está sendo insuficiente. Cadê a resposta? Nós não queremos planilha dizendo paguei aos funcionários e não sobrou. Nós queremos provas. Quem recebe pelo fundeb? Em que escola trabalha? Ganha quanto? Por quê?

Caso o FUNDEB não seja suficiente ,se recorre ao governo federal para complementação. Este direito consta na lei. Por que eles não nos apresenta as provas? Porque provavelmente muita coisa está errada nessa folha.

Nós não somos ignorantes ! Nós sabemos ler e fazer conta prefeito. Nós não estamos cobrando nada além do cumprimento da lei, que é direito nosso.

Por Madalena França


Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...