O que é o Sábado de Aleluia
O Sábado de Aleluia é o dia que antecede a data da Páscoa. Neste dia realiza-se a Vigília Pascal, onde os fiéis dedicam o seu dia e principalmente a madrugada a realizar Orações em nome de Jesus, aguardando a chegada da sua ressurreição.
Também é necessário que o Círio Pascal seja aceso, essa grande vela simboliza a luz de Cristo a salvar e guiar o mundo. Por isso também que a Eucaristia não é permitida nem na sexta ( crucificação e morte de Jesus Cristo), nem no sábado Santo, assim o altar fica coberto.
Pela noite acontece uma vigília em honra do Senhor, que se divide assim:
- a Celebração da Luz;
- compreender o amor de Deus e todas as maravilhas que realizou, desde a crianção da terra até cada ser vivo que habita;
- meditar em sua promessa e de como cumpriu a palavra de salvar a humanidade de todo o pecado;
- O nascimento espiritual de novos filhos de Deus através do Sacramento do Batismo;
- E por fim a Comunhão Pascal, que celebra com toda fé e resistência a ressurreição de Cristo.
Para representar a morte de Judas Iscariotes, os fiéis costumam fazer a Malhação de Judas no sábado, como uma forma de puni-lo pelo ato de traição do Filho de Deus.
A benção do Fogo Santo
É de tradição também que todas as luzes da igreja sejam apagadas e do lado de fora uma fogueira esteja sendo preparada, com as faíscas de uma pedra. O celebrante abençoa o fogo e recolhe brasas bentas que representam o Espirito Santo.
Durante o Sábado Santo que todos nós possamos permanecer junto ao Senhor, meditando diante a sua paixão e morte, na espera de sua ressurreição. A igreja não exige mais os jejuns prolongados mas é aconselhável neste período de total recolhimento e reconhecimento que não ingira bebidas alcoólicas e se possível a carne vermelha, porque ainda não é momento de festa mas penitencia e de reviver os últimos momentos que Jesus Cristo estava entre nós.
Postado por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário