Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 25 de julho de 2017

517 ano de História e a sensação de impotência me causa Indignação com um Brasil sem Rumo...

Imagem relacionadaFoto de Madalena Margarida. Quem Sabe Faz a Hora!

Do sul ao norte, de leste a oeste, o Brasil perdeu o rumo. Talvez isso incomode menos a quem desconhece os mais de 500 anos de luta do povo dessa nação. Dos nativos a era digital. Para mim professora de História, e os demais que conheço, a exemplo de Tadeu Santos, Mabel Barros, Mecês Brito, Claudia Interaminense e tantos outros, o momento histórico do Brasil pesa muito mais, sobre nossos ombros. A sensação de impotência nos remete a indignação.
Já passamos por tantos círculos, das "descobertas", ou dominação, do Brasil Colonial, do Brasil Império, da Escravidão, das Revoluções Marxistas, da Ditadura, e em fim, veio a Redemocratização e a esperança de dias melhores, de uma sociedade mais justa,  de um povo que havia superado as epidemias, a fome e grande parte da ignorância.
Chegamos a ser a 6ª economia do mundo.  As mesas das famílias pobres, passaram a ter refeições dignas, morremos menos, vivemos mais, lemos mais, sabemos mais, lutamos com outras armas, da ideologia e a visão de mundo no campo das ideias. Estávamos quase chegando, quando nosso mundo caiu. Desabaram chuva de chumbo sobre as cabeças dos brasileiros. O que a Democracia demorou quase cinco séculos para conquistar, vimos ruir como num terremoto de maldades, mentiras, corrupção, alienação... Vimos um golpe de Estado sobre os lençóis amargos de uma disfarçada e fraudulenta tentativa de inserir na cabeça dos desavisados, que estávamos buscando eliminar a corrupção de 5 séculos, na mentirosa armadilha da criminalização do PT.
E com o ato criminoso do Golpe de 17 /05/2016, seguiram-se uma sucessiva sequência de outros golpes. Em um ano e poucos meses , o Temer e seus seguidores foram capazes de suicidar três décadas de avanços deste a Constituição de 1988. ( rasgaram a Constituição, a CLT, reimplantaram o trabalho escravo que eles chamam de intermitente,  perdoaram dívidas de grandes empresas,aumentaram a carga de impostos até explodir e arrebentar a boca de um saco que já não cabia mais, nem um sopro de vento. Volta a fome, a infração, a miséria, a repressão, a falência da Educação, a violência em extremo e  obriga-se as massas populares a chorar calado e baixinho se não quiserem levar pimenta nos olhos e bala na "bunda".
E se perguntar por onde anda a justiça?
A resposta é uma só. Nesse país o dinheiro faz as leis.
Não precisa andar muito para ver alguns municípios vizinhos servindo carne podre na merenda escolar, prefeitos cassados no poder, dando risada da cara do povo que o elegeu. Doentes morrendo a míngua, hospitais fechados, e o povo morrendo calado. Onde está a justiça? Que Justiça?
Dá medo procurar a justiça para prender corruptos, para não correr o risco de sair preso. Assusta falar a verdade e correr o risco de ver sua voz emudecer para sempre! Alguém sabe as estatísticas de quantos ativistas digitais, morrem por ano por denunciar corruptos?
Onde estão os milhões de padres, pastores, desse Brasil? Escondidos atrás da Bíblia? E até em alguns casos, usando a Bíblia para enriquecer suas contas. Quantos pastores começam com uma Bíblia e em pouco tempo tem uma mansão, carro de luxo  e etc? Não é o glória Deus , que dá a eles essas riquezas repentinas. Mas é o viva os trouxas que sustentam as regalias de muitos destes  " vagabundos" .
Durante todo esse tempo, de retirada de Direitos de todos os trabalhadores brasileiros, eu vi apenas um vídeo de um bispo de Aparecida do Norte, falando em nome da CNBB, para que o povo lute por seus direitos.
Quantos milhões de seguidores tem por exemplo, o Padre Marcelo Rossi, Fábio de Melo, Antonio Maria, Geraldo Manzotty e outros tantos? Já ouviram eles dizerem abertamente que Temer e sua Corja está literalmente Fuzilando o pobre e botando o Brasil novamente no Mapa da fome?
Ah! Mas a Igreja não tem partido! Verdade.  O partido desse povo é o dinheiro. Quem disse que Jesus não foi Guerreiro? Jesus Cristo, foi o Maior Político do Mundo! Por isso já falava aos 8 anos, para os doutores da Lei, e por isso mesmo, Morreu na Cruz ao lado de dois ladrões. Por que você meu irmão e minha irmã, padres e pastores, acham que Jesus aprova nós nos calarmos diante da verdade? Será que ele não vai nos cobrar o pecado da omissão? da falta de caridade ao pobres e humilhados? Caridade não é só dinheiro. A defesa das crianças, enfermos, moradores de rua , mendigos e humilhados é a maior das caridades.
Cada dia mais eu me desencanto, com o Brasil da Justiça terrena, com as religiões do Brasil,seja Católica ou evangélica, e não precisa falar mais dos políticos brasileiros.  Pois tá difícil a ficção competir com a realidade. Ninguém sabe mais decifrar o que é filme de terror e o que é realidade no Brasil da modernidade!

Por Madalena França.
Professora licenciada em História pela UPE.

Sem comentários:

Orobó terá Oposição Sim: O dinheiro que paga o preço de alguns ,não compra os valores de todos...

  Em tempos de janelas partidárias é comum que dancem as cadeiras. Que partidos ganhem e percam filiados. Pessoas de fraca personalidade aba...