Amanhã é o dia da Padroeira, no bolso do funcionário nada de décimo terceiro. Como sentir saudades de Zé Francisco e Manoel João nos 16 anos de suas administrações...
Só se sente saudades do que foi bom!
A justiça, deve ser feita de forma perfeita. De todos, Manoel João, o mais carismático, o mais amado, o mais querido do povo, mas Zé Francisco, foi o mais correto nos pagamentos. Nunca chegamos a 8 de dezembro, sem o pagamento do 13º no bolso. Lembro-me que ouvia nos discursos de Mané do povo." Antecipei o décimo desde o dia 28 de novembro, junto com o pagamento do mês, para o povo comprar a roupa da festa e comer o galeto mas gostoso do ano, que é o da festa da Conceição". Era seu jeito simples de dizer: O dinheiro tá na mão, para o povo curtir sua festa, para o comércio girar e trazer renda para Orobó, para todos ficarem felizes sem distinção entre ricos e pobres. Com Seu Zé ainda tínhamos, gordos rateios na Educação. Teve ano de recebermos décimo sexto.Manoel João também pagava, mas era em menor proporção. Um dia brincando com ele, em caiçaras , ele me disse:" não reclame, você tá rica sua danada já lhe paguei esse mês tantos.... mil! Tem que ajudar o pobre, eu não só tenho você.Era o jeito dele falar do nosso dinheiro, como se fosse dele. Mas era de um jeito engraçado, de matuto de bom coração! venha pra cá tomar um wisk meu fie! deixe um pouquinho pros outros também! Dia 23 de dezembro pago o mês, começo de janeiro suas férias, Ah ! você tá é rica, tem que emprestar um pouquinho aqui pra o vei..."
Que falta você faz Mané do povo! Só quando se perde, é que nos damos conta que éramos felizes e não sabíamos!
E hoje? Como é na administração na propaganda, do prefeito nota 10?
Desde 2013, que Cléber Chaparral, extinguiu os rateios, e segura o nosso Décimo até a última hora do dia 20 de dezembro, prazo final expresso em lei. Até o pagamento do final do ano ele põe no último minuto, que às vezes não dá tempo retirar para passar o ano novo por causa do fechamento dos bancos para balanço e férias, só são pagas quando já estamos de volta em sala de aula.
É prazer absoluto fazer os outros infelizes. Nem todo mundo tem reservas de dinheiro para gozar festas e férias.
Eu não falo por mim. Mas fico pensando em quem ganha o mínimo ou metade de um salário, nessa crise, como ficam nessas festas?
É esse homem que se diz prefeito trabalhador, nota 10.
Se compararmos aos outros citados, poderíamos dizer que a nota pode ser 10 , porém com o símbolo de menos. Bem assim: Você é -10, no quesito cuidar bem das pessoas!
Escrito por Madalena França.
Sem comentários:
Enviar um comentário