O Valor conta que, segundo a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, a eventual volta de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência não seria um desastre, pois ele é um político experiente e inteligente.Lula tenta viabilizar sua candidatura para o pleito de 2018, mas pode ser impedido de concorrer pela Lei da Ficha Limpa caso seja condenado em 2ª instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). O julgamento está marcado para janeiro de 2018.
Para a economista “tem um exagero do mercado com relação ao Lula”. A agenda de ajuste fiscal, segundo ela, é difícil politicamente e teria de ser conduzida por um presidente com credibilidade e com “soldados”, pois é algo que não se faz sozinho.
Ainda sobre eleições, Zeina disse que é necessário tomar cuidado com as pesquisas de intenção de voto feitas junto ao mercado, pois o mercado erra muito também.
Em artigo no Estadão, ela escreveu o seguinte: “O risco com Lula não é de colapso econômico, como foi com Dilma, e tampouco de um governo bolivariano. Nem Lula é ditador de esquerda, nem nossas instituições um desastre. E as instituições têm funcionado cada vez melhor. Hoje nem Dilma conseguiria repetir tantos erros.”
Sem comentários:
Enviar um comentário