Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Inflação segue em alta; dólar abre a R$ 4,00


Os 0,72% do IPCA-15, a prévia da inflação de abril, indicam o que qualquer um percebe nas suas contas ou nas idas ao supermercado: a trajetória da inflação segue em alta.
E  os R$ 4 com que o dólar abriu, hoje, consolidando o movimento de alta que há duas semanas tem mantido aponta que os preços seguirão, ao menos por algum tempo, pressionados: todas as mercadorias que se baseiam em matéria-prima dependente de preços internacionais tendem a subir de valor. Combustiveis, açúcar, óleo de soja, entre outros,  são candidatos favoritos a novas altas.
Pior: até junho, a tendência é de forte alta no acumulado da inflação em 12 meses,  que suporta os cálculos de preço e de juros com base na variação passada (ex post, na linguagem dos economistas).  Os índices de março e abril deste anos foram o triplo dos correspondentes a estes meses no ano passado e a tendência é que isso se repita, ao menos, no próximo mês, maio, que teve, em 2018, um IPCA-15 de apenas 0,14%.
No ano, o IPCA-15 acumula alta de 1,91% e, em 12 meses, de 4,71%, forte alta ante os 4,18% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores, encerrados em março.
 (Tijolaço)
Por Madalena França

Sem comentários:

Mais de 677 mil MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do programa Acredita em Pernambuco

Madalena França via Negócios & Informes O Programa Acredita, lançado pelo presidente Lula (PT) na última segunda-feira (22), pode benefi...