Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Deputados precisam renunciar mandatos para aprovar PEC da Prisão em 2ª instância, diz presidente do Congresso

Postado por Madalena França

Do blog do Esmael Morais
Publicado em 12 novembro, 2019
Caiu a ficha na Câmara. Caso queiram aprovar a PEC da Prisão em 2ª instâncias, os deputados terão de renunciar aos mandatos para convocar uma Assembleia Nacional Constituinte. O alerta foi do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
“Todo mundo renunciava [os parlamentares] os mandatos e a gente fazia logo uma nova Constituinte”, disse na manhã desta terça-feira (12) Alcolumbre, que também é presidente do Congresso Nacional (junção da Câmara e do Senado).
A proposta veio à lume diante do impasse da PEC 410/2018, tramitando da CCJ da Câmara, sobre a possibilidade de prisão após o julgamento em segunda instância.
O legislador ordinário não tem poderes para modificar cláusula pétrea da Constituição.
A discussão da CCJ da Câmara, por exemplo, é desprovida de legalidade porque viola o inciso IV, § 4º, do artigo 60 da Carta Maior, que veda expressamente a revogação de direitos e garantias fundamentais pelo legislador ordinário.
“Talvez seja o momento de propor uma nova Constituição ao País”, afirmou Alcolumbre.
“Estou aqui há 19 anos no parlamento, há muitos anos, volta e meia, o debate da Constituinte vem à tona no Congresso Nacional. Então, se há novamente esse impasse, se há novamente essas observações e esses conflitos, novamente eu quero trazer o debate da nova Constituinte para esse momento importante da história nacional”, levantou o presidente do Senado e do Congresso.
Será que os deputados que juram “amar” o Brasil renunciarão aos mandatos em nome da prisão em 2ª instância?
Qual dos parlamentares será o primeiro a fazer esse gesto de grandeza?
O Blog do Esmael aguarda a primeira renúncia… Quem se habilita?
Renúncia, segundo o dicionário Aurélio, significa: “Negar ou recusar algo ou alguma coisa; rejeitar: renunciar os prazeres da carne; renunciar à corrupção. Deixar de acreditar em; renegar: os professores não renunciam o ensino; o padre renunciou aos velhos hábitos.” Portanto, abrir mão de alguma coisa [boa ou má]; desprendimento; desinteresse.

Sem comentários:

Orobó:Era uma vez uma cidade , hoje a desordem é ilimitada ...

  O ano de 2026 se avizinha. Acaba um e vem outro. Orobó permanece no mesmo desarrumado. Para se falar dessa municipalidade, comecemos falan...