A semana foi de chuvas e transtornos, com registro de, ao menos, cinco mortes e 980 pessoas que tiveram de deixar suas casas em Pernambuco. Hoje, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) identificou a aproximação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), que deve intensificar as precipitações no fim de semana. As informações são do G1 Pernambuco.

O DOL é um sistema meteorológico conhecido também como Onda de Leste, que é uma perturbação nos campos de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o Litoral leste do Brasil.

Na prática, o que ocorre é a formação de nuvens de chuva por causa da circulação de correntes de vento que vêm do continente africano, passam pelo oceano e chegam ao Brasil. "Esse sistema, naturalmente, quando chega na costa nordestina provoca precipitações significativas", apontou o meteorologista Roni Guedes.

Para hoje, a previsão é de chuvas moderadas na Mata Norte, fraca a moderada na Região Metropolitana, Mata Sul e Agreste. Já no Sertão, deve ser fraca e isolada.

"O sistema deve chegar ao estado de Pernambuco já a partir de amanhã, aumentando as precipitações para moderada a forte e se estendendo até o domingo", disse Guedes.

A tendência, segundo os modelos meteorológicos, é de chuvas com intensidade moderadas a forte ao longo do fim de semana, principalmente na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste.

Foi justamente o Grande Recife um dos locais mais castigados pelas precipitações da semana. Segundo o balanço divulgado pela Secretaria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), somente na capital, 581 pessoas tiveram que sair de casa.

"Em alguns locais, essas precipitações podem ser mais fortes", afirmou o meteorologista, ressaltando que a Apac pode emitir alertas caso identifique riscos.

A agência ressaltou a importância de a população seguir as recomendações da Defesa Civil do município em que moram, evitando colocar-se em situação de risco.