Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Cuidado com a saúde dos olhos no Carnaval…


1261

Muitas pessoas juntas, calor e suor. Consequentemente, menos higiene e mais contaminações. Para evitar que o Carnaval acabe antes da Quarta-feira de Cinzas, o cuidado com a saúde dos olhos é um dos itens que deve fazer parte da fantasia de cada folião. “O Carnaval é o período do ano no qual muitas viroses aparecem. Incluindo, as clássicas conjuntivites”, explica a oftalmologista Nara Galvão, do Hospital da Visão de Pernambuco – HVISÃO.

Para as mulheres, os cuidados estão no uso de itens como óculos, cílios postiços e maquiagem. Ao usar sombra, rímel e purpurina, é importante prestar atenção à data de validade de cada produto, bem como não compartilhar ou pedir a maquiagem emprestada para evitar a disseminação de doenças oculares como conjuntivite e blefarite (inflamação que afeta as pálpebras). Nara dá um consolo para as foliãs: “Os cílios postiços, muito comuns nessa época, quando colocados por mãos experientes, colas adequadas e específicas para tal, não representam grande ameaça”.

Segundo a profissional, quem for curtir a folia deve evitar colocar as mãos nos olhos. “Caso algo entre nos olhos, deve-se lavá-los de forma abundante com água mineral. Nada de pingar vinagre ou água salgada. Ardeu, ficou vermelho, use soro fisiológico, água mineral ou colírio lubrificante”, explica. É preciso ainda se proteger do sol. Tanto a pele, com o uso de filtro solar; como os olhos, a partir do uso de óculos e bonés. As crianças foliãs também precisam de cuidados. “Para elas, a proteção deve ser total, com óculos de sol e bonés. E cuidado com as pistolas de água e purpurina, por exemplo, para evitar o contato com os olhos”, diz.

“Caso haja trauma, pancadas nos olhos e sensação de arranhão ou a pessoa apresente sensação de corpo estranho e secreção purulenta, deve-se procurar o oftalmologista o quanto antes para que o profissional decida o melhor tratamento”, afirma a oftalmologista Nara Galvão. (Edenevaldo Alves)

Sem comentários:

CNJ diz que Moro, Deltan e Hardt se uniram para desviar dinheiro da União

  Relatório da investigação do CNJ sobre irregularidades na Lava-Jato, em Curitiba, acusa Sergio Moro, Gabriela Hardt e Deltan Dallagnol de ...