A pesquisa avalia 48 itens de satisfação do passageiro. No Recife, 37 indicadores pesquisados bateram a meta de desempenho estabelecida pelo governo federal, que é de manter as avaliações com nota igual ou maior que 4, na escala de 1 a 5. De acordo com o secretário de aeroportos da Secretaria de Aviação, Leonardo Cruz, o Recife é sempre bem avaliado, inclusive no topo do ranking em vários itens”, cita. Entre os itens de maior evolução nos últimos três anos, estão transporte público (que passou de 3,32 no 1º trimestre de 2013 para 4,38 no 4º trimestre de 2015, variação de 31,8%) e os painéis de informação de voo (que passou de 3,89 para 4,32, crescimento de 11% no mesmo período).
Em comparação com os demais aeroportos pesquisados, Recife obteve a melhor avaliação do País nos indicadores “qualidade da sala vip”, “quantidade e qualidade de estabelecimentos comerciais”, “disponibilidade de bancos/caixas eletrônicos/casas de câmbio” e “quantidade e qualidade de lanchonetes/restaurantes”. A avaliação dos passageiros para a informação nas esteiras de restituição de bagagem também merece destaque, com média 4,64. “O acompanhamento é simultâneo e periódico a cada resultado trimestral. Fazemos videoconferências com os administradores para discutir item a item e saber como reverter alguma situação adversa e que não tenha nenhum condicionante que explique a queixa dos passageiros. O Aeroporto de Salvador, por exemplo, foi pesquisado e teve queda na média de avaliação, mas é explicada por estar em obras, o que eleva a insatisfação em qualquer aeroporto. Logo pós-conclusão, a avaliação do terminal volta a crescer consideravelmente e é o que esperamos de Salvador”, descreve.
O secretário lembra que o Aeroporto do Recife foi o mais bem avaliado do Brasil em âmbito nacional no balanço completo de 2014. O resultado do recorte anual de 2015 tem previsão de ser divulgado em março deste ano.
Para a edição do 4º trimestre de 2015, foram consultados 13.241 passageiros nas áreas de embarque e desembarque de 15 aeroportos brasileiros, que concentram 80% da movimentação dos terminais aéreos do País. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 5%. Os resultados geram relatórios personalizados, que são enviados aos 15 aeroportos pesquisados. A ferramenta, construída com base na opinião dos passageiros, se transformou em aliada no diagnóstico, na administração e na gestão aeroportuária no país, subsidiando há três anos a melhoria da oferta de serviços no transporte aéreo brasileiro.
Fonte:DP.
Sem comentários:
Enviar um comentário