Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Cepe lança livros sobre a ditadura militar no Brasi


A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) lançará, amanhã, às 19h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega, dois livros que ajudam a compreender melhor, tanto através dos textos quanto das imagens, alguns episódios que abalaram o cenário político do país durante a ditadura militar, com grande repercussão na esfera internacional.
Escrito pelo jornalista e mestrando em Antropologia Luiz Felipe Campos, que dedicou cinco anos à pesquisa que resultou no livro, O Massacre da Granja São Bento coloca luz sobre uma das mais brutais e nebulosas chacinas praticadas contra militantes de esquerda durante o regime militar, da qual praticamente só se conhecia as versões oficiais. O fato, que teve repercussão internacional, aconteceu em 1973 em Pernambuco, mais precisamente, em Abreu e Lima.
Entre os principais personagens da história estão o delegado do DOPS Sérgio Fleury, famoso pelas torturas e assassinatos, e o Cabo Anselmo, líder da Revolta dos Marinheiros, fato que colaborou para o golpe de 1964. O livro possui 41 imagens, entre fotografias, reproduções de jornais e de documentos.
A outra obra é A história das Ligas Camponesas – Testemunho de quem as viveu, de Zito da Galileia, que, ainda menino, acompanhou o surgimento de um movimento social também muito reprimido pela ditadura e de projeção mundial, chegando a atrair para Pernambuco o então senador norte-americano Edward Kennedy.
O ano foi 1959, o mesmo da Revolução Cubana. Foi o medo de que as Ligas Camponesas também realizassem uma revolução comunista no Brasil que o irmão dele, John Kennedy, então presidente, o enviou para o Estado, a fim de ver de perto a realidade social, política e ideológica dos camponeses pernambucanos. O livro tem 32 imagens.

Sem comentários:

Paga o Dinheiro dos Artistas da Terra Biu Abreu, Pega a visão que o MPPE está no teu encalço ...

  Enquanto você dorme eles fazem a festa... Processo de origem do Ministério público de Orobó tem como objeto investigar irregularidades no ...