Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Prefeito e Equipe da Educação de Orobó foram hoje receber o prêmio IDEPE.

E LÁ SE VAI A RECIFE O PREFEITO NOTA 10?

Foto de Orobó Verdade.

"O prefeito de Orobó, Cléber Chaparral, juntamente com a equipe da secretaria de educação municipal irão até o Recife, hoje , dia 28 de agosto, onde no Palácio do Campos das Princesas, receberá das mãos do Governador Paulo Câmara a premiação dos melhores do estado de Pernambuco." Assim diz o blog do meu colega blogueiro Luiz Duarte. E continua afirmando em seu texto que , o sucesso na educação tem acontecido através de resultados de investimentos e ações concretas promovidas pela Prefeitura de Orobó com apoio da Secretaria Municipal de Educação, dos professores, coordenadores, e de todos os servidores comprometidos com a educação.
Todos nós que pertencemos à Educação de Orobó ficamos felizes de estarmos nos destacando entre os melhores de Pernambuco. Mas infelizmente meu amigo ,não posso concordar com você no que concerne a Investimentos na Educação por parte deste prefeito. Nós Educadores, depois dos programas FUNDEF e FUNDEB, Fundos de desenvolvimento da Educação básica, nunca tivermos tantas perdas como com esse gestor.
Não é verdade que ele investiu muito na Educação. Concordo que ele tem investido em reformas de escolas. Isso é verdade. Porém na situação pedagógica, nos profissionais da área, na merenda escolar,ele tem deixado muito a desejar. Vamos por parte:
Escolas Bonitas não garante ensino de qualidade.
Ainda hoje nós professores , estávamos comentando do desinteresse da juventude pelos estudos e da diferença do nosso tempo de estudante para agora. Não é verdade que a aprendizagem está ótima. O que acontece, é uma maquiagem feita por essas provas que são aplicadas por pessoas muito próxima do prefeito, e que tem interesses em manter as aparências, e quando vem aplicar estes testes, orientam o aluno para as respostas corretas. Diretores praticamente obrigam passar de ano, alunos muito limitados, para garantir o grau de aprovação desejado. A quem importa se o aluno sabe ou não, ou vai se ferrar na vida?, o importante é garantir Selo UNICEF e esses Prêmios de faz de conta. Eu falo disso, com conhecimento na causa. Leciono a 32 anos e,a cada ano, vejo as coisas ficarem mais complicadas com relação a aprendizagem.
Valorização profissional:Perdemos direitos trabalhistas reconhecidos por lei como gratificação do Magistério; foi criada uma nova lei inconstitucional, que reduz a quantidade de hs aulas no momento da aposentadoria, o Sindicato da Categoria foi tão intensamente perseguido que praticamente não existe mais, para defender nossos direitos; a mais de um ano ninguém se aposenta em Orobó; o dinheiro do IPREO mais uma vez tomou chá de sumiço; Pagamos a maior taxa de desconto do Brasil 14% ,enquanto o Brasil inteiro é 11%; trabalhamos em péssimas condições de materiais pedagógicos e eu poderia enumerar centenas de insatisfações da classe...
Isso foi avanço ,investimento ou retrocesso?
Merenda: nunca teve tão limitada!
A qualidade e a quantidade diminuiu muito no último ano. Nunca se comeu tanta sardinha enlatada da pior marca nas escolas. É sardinha com arroz, com cuscuz, com macarrão sardinha com tudo . Ninguém aguenta mais. Até a qualidade da bolacha é péssima. Ah! inseriu carne bovina, para ter um cardápio fictício. Se  vem uma única vez por cada remeça que chega, mas é tão pouca, que não dá para fazer um dia nos três expedientes.
A sorte da Educação de Orobó:
Sempre tivemos professores guerreiros, lutadores, verdadeiros malabaristas e mágicos no comprometimento com o ensino x aprendizagem. Eu poderia citar muitas, mas vou homenagear Assunção Albuquerque, que doou praticamente sua vida, pela educação deste município e a exemplo dela, muitos de nós. Se há alguém , que merece ser premiado nessa terra, são os professores educadores e não esse prefeito inimigo desses profissionais que só fez sacrificá-los em sua gestão.

Por Madalena França.

Sem comentários:

Nota de Pesar pelo falecimento do Senhor; Lula Januário...

  Gostaria de externar sentimentos de pesar e solidariedade cristã as minhas ex- alunas Cosma e Damiana e seus familiares, pela perca de seu...