O Reajuste Salarial do ano de 2022, foi de 33,24 %, as prefeituras de todo o Brasil recebem desde janeiro, mas Bom Jardim só concluirá o reajuste no final de novembro, quando faltará apenas um mês para a chegada do novo reajuste do ano de 2023.
O Piso salarial nacional do Magistério é anunciado em dezembro de cada ano e que vale sempre para o janeiro de cada ano. Ao oficializar o Piso dia 10 de janeiro já entra a primeira parte, e se segue dia 20 e 30.
O piso é sempre baseado no valor aluno ano e não existe essa coisa que pregam por ai , que deu o aumento mas não mandou o dinheiro.
Alguns professores de Bom Jardim disseram a esse blog, que depois de 4 meses e meio de protestos e negociação, hoje foi feito um acordo pra desesperado.
A negociação foi a seguinte: O município, depois de 4 meses de atraso resolve pagar os 33,24% fracionado. Este mês de maio, terão 12% de aumento, junho nada , final de Julho 11% e Agosto nada, final de setembro, ai completa mais 10,24. concluindo o valor do Piso. E o retroativo dos meses atrasados, será pago tudo de uma vez, no final de NOVEMBRO, onde no outro mês, já será fim de ano, mês de pagar duplicado, dezembro , 13% e férias.
Sinceramente . Qualquer pessoa que raciocine logicamente, tende a pensar: Se juntando os 4 meses passados, não tem dinheiro para implantar o Piso integral agora, como em novembro e dezembro, terá dinheiro para se pagar piso integral, retroativo de 4 meses, mas 13%, e terço de Férias. Parece um acordo muito difícil de acreditar que seja cumprido. E, se tem dinheiro para cumpri-lo porque não começar a pagar o retroativo desde já. O que foi feito com tudo que se recebeu de Janeiro até hoje?
Na opinião de alguns professores que conversaram com esse Blog, isso foi apenas uma maneira de acalmar os ânimos, de impedir penalidades em processos judiciais e de dizer ao professor: o dinheiro é de vocês, mas eu pago como e quando eu quiser, além de pedir sua autorização de comum acordo, para que eu não me prejudique judicialmente e seja penalizado.
Há dois anos sem reajuste , professores aceitaram o acordo dos desesperados e entre os "feridos" salvaram-se todos.
Perguntar não ofende: Quanto era um k de charque em janeiro e quanto custará em novembro?
Basta entrar num mercado hoje e daqui a duas semanas para ter a visão dessa reposta.
Por Madalena França.
Sem comentários:
Enviar um comentário