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terça-feira, 18 de março de 2014

PROFESSOR/ EDUCADOR ,UMA PROFISSÃO BREVEMENTE EM EXTINÇÃO NO BRASIL!

Sou professora de História e trabalho também, com Direitos Humanos e Cidadania. Por ocasião da Parada Nacional, dos dias 17,18 e 19, mesmo o nosso município de Orobó, tendo aderido a apenas um dia de Greve, ontem 17/03/2014,voltei para sala de aula com o propósito de trabalhar com meus alunos, futuros cidadão do mundo o Direito de Greve garantido constitucionalmente. Levei a Constituição brasileira a sala, alguns panfletos e vamos a Aula.Foi a aula mais surpreendente que já tive este ano. Ninguém ficou calado. Todos queriam debater e se expressar sobre o assunto. Opa! fiquei de início superfeliz, por meus alunos estarem participando tão ativamente, de uma aula. Até os mais calados fizeram questão de falar. Nasceram a partir daquela discussão nacional, outros protestos em âmbito estadual, como a questão das estradas, municipal com problemas das comunidades e até no âmbito escolar. Pensei a Coisa está ficando boa!
Vejam abaixo:
Aula de Direito da Cidadania para alunos do 7º ao 9º ano,

do Ensino fundamental.


Texto para leitura e debate:
A greve é um dispositivo democrático assegurado pelo artigo 9º da Constituição federal Brasileira de 1988.
"Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. § 1º A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. § 2º Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei."

Outras leis regulamentam a greve em setores de extrema importância social como, saúde, educação, segurança pública, entre outros.Greve é a cessação coletiva e voluntária do trabalho realizada por trabalhadores com o propósito de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios. Por extensão, pode referir-se à cessação coletiva e voluntária de quaisquer atividades, remuneradas ou não, para protestar contra algo (de conformidade com a "Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)
Depois da explicação sobre o texto e as inferências dos alunos inerentes ao mesmo. Tive uma enorme curiosidade de perguntá-los, quais deles desejavam  ser um professor no futuro?Que justificassem os sins e os nãos. Não era mais surpresa, que a profissão de professor está renegada. Mas não pensei que fosse tanto! Dos 70 alunos entrevistados ,apenas uma única adolescente, disse desejar ser professora. O que me deixou muito preocupada. E também com um sorriso engraçado no rosto. Pois a única que afirmou querer ser professora. respondeu:" quero ser professora, porque quero ser igual a você!. Lutar por um mundo mais decente" Agradeci a menina e fiquei analisando as respostas. Eram várias. Mas as principais eram: Não. Professor sofre muito, doe muito a cabeça para aguentar os alunos, e o record de quase todas as respostas eram: Não. professor trabalha muito e ganha pouco!
Sai dali  me perguntando: Quem ensinarão aos nossos netos e bisnetos? como serão os profissionais do futuro? será mesmo, que teremos que entrar no mundo das altas tecnologias, movidas a Robótica?
No Brasil ninguém mais quer ser professor, porque qualquer faxineira que seja limpinha e analfabeta, limpando escritórios, nas grandes cidades é mais valorizada financeiramente que um Professor!
Ai eu pergunto : Que Brasil é esse? E Agora José? Brasil, mostra tua cara!
Por;Madalena França

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