Sabendo que" Educar é arte de semear amor sem preconceitos". O blog com Deus e a verdade vem homenagear, estas duas exemplares educadoras , Sílvia Patrícia da Escola José Miguel e Aparecida Cabral (Lila) pelo empenho e sucesso, junto aos seus alunos.
Orobó é terra de gente que faz...
Das famílias mais simples, filhos de agricultores, surgiram grandes professores, advogados, poetas,escritores e até políticos, que desenvolveram, nossa terra e nossa gente, saindo da roça para brilharem nos palcos da vida.
Todos os anos, ao receber os alunos do Ensino Fundamental I, eu costumo fazer uma sondagem de seus conhecimentos prévios sobre a disciplina História e começo pela construção das própria trajetória de vida deles, sob o título, Construindo minha e história, brincando de investigador.
Muitos recorrem aos seus registros de nascimento por não saberem os nomes completos de seus avós. Além disso, a atividade investiga as matérias que eles mais se identificam e as que possuem dificuldades, seus hábitos corriqueiros e o que eles mais gostam. Este ano acrescentei um item a mais. Pedi para que eles dessem um depoimento sobre a professora de 2014.
O objetivo principal da atividade, era fazê-los entender-se como seres sociais,e avaliar o processo de produção textual, caligrafia e capacidade de investigação ou pesquisa de dados, para entender em que fase de aprendizagem eles se encontram para poder continuar o processo. Dessa atividade nasceu uma grata surpresa.
Li depoimentos emocionados e emocionantes a cerca dessas duas professoras. Todos fizeram alto elogios. Adjetivos como boa, simpática, paciente,amiga, preocupada com a aprendizagem não faltaram. Dois deles porém, foram tão emocionantes que os decorei na íntegra.
" Ela é muito sábia e amiga.Com ela eu aprendi muito!Vou sentir muitas saudades. Estou gostando da nova escola e dos professores.Mas minha querida Lila(Aparecida Cabral), vai ficar bem guardadinha no meu coração."
´"Minha professora de 2014 foi Sílvia Patricia. Muito competente e preocupada com a gente. Ela me cuidou, como cuida dos filhos dela.Nunca vou esquecer da minha querida professorinha. Vou sentir saudades para sempre".
Que Maravilha! Na hora meus olhos ficaram marejados. Pensei: Como é maravilhoso ser bom, ser justo e ter amor pelo que se faz!
Depoimentos como esses não poderiam ficar no anonimato. Não há dinheiro que pague um educador capaz de ir além das letras e dos números, das produções textuais e das análises gramaticais...
Aquele que deixa marcas de uma bela história de amor, é como uma pérola, que a ferrugem não come e que nem o tempo apaga o brilho de sua luz.
Automaticamente me veio uma cena á cabeça que aconteceu comigo na festa do padroeiro , na quadra de Serra de Capoeira.
Vi alguém correr em minha direção e num gesto de amor, dois braços me envolveram calorosamente. No calor daquele abraço, veio a frase em meio ao riso. Querida professora, já estou morrendo de Saudades. Que Deus ilumine minha ex-aluna Suelany,lá na Rita ou Abílio. Para ela, eu sou uma dessas pessoinhas que ficará guardada em seu coração.
Nessas horas, esquecemos as críticas, as dores, e os fardos da dolorosa missão de Educar para a cidadania.
Parabéns colegas professoras, Silvia e Aparecida Cabral, Continuem fazendo a diferença com o firme propósito de inserissem na beleza de encantar almas, que vai muito além, de mera transmissão de conhecimentos.
A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
Paulo FreireEscrito por Madalena França.
Sem comentários:
Enviar um comentário