Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

NA ÍNTEGRA: ENTREVISTA,FRENTE A FRENTE COM Dr. FELICIANO...












O BLOG COM DEUS E A VERDADE ESTREIA UM NOVO QUADRO. DESTA VEZ ENTREVISTAS.

DIVIRTAM-SE!

Boa tarde, Dr. Feliciano!

Agradeço-lhe imensamente a disponibilidade e generosidade em me conceder esta entrevista. Meu blog tem compromisso com a sociedade, levando informações precisas aos leitores. Esclareço-lhe que será publicado na íntegra ,tudo que for dito. Logo, apresento-lhe as regras a seguir:
1- O entrevistado deverá seguir a mesma linha do blog. A verdade acima de tudo!
2-Responder de modo a não violar os direitos da pessoa humana, sem ofensas a qualquer pessoa;
3-Responsabilizar-se pelo conteúdo das informações, lendo e assinando depois da matéria o que declarou, para evitar possíveis transtornos na posteridade;
4- Reservar-se ao direito do silêncio quando não quiser responder alguma coisa.

Vamos iniciar?

                                      Dados de Identificação

Nome-Feliciano Sebastião de Souza Neto.
Reside em- Bom Jardim
Naturalidade- Orobó ( Sítio Gravatá)
Profissão- Enfermeiro
Ocupação atual- Aposentado.

Madalena- Por que o senhor jovem ainda, se encontra aposentado? Desistiu da profissão ou lhe falta oportunidade na região?

Feliciano- Sou aposentado porque tive depressão, devido acidente automobilístico. Mesmo assim, os relatores da JFPE, nunca me tiraram o direito de exercer minha profissão, enfermeiro obstetra, da qual me orgulho de ter ajudado muitas gestantes, inclusive na minha terra natal, Orobó.

Madalena- Tive oportunidade de vê-lo trabalhando  no Hospital Severino Távora. O que lhe fez, deixar de contribuir com seus conhecimentos para o hospital?
Feliciano- Sai em 2011, na época me senti desestimulado. Não havia meios, de dentro da ética da profissão, omitir que faltava obstetra e um bloco cirúrgico organizado para solucionar possíveis emergências.

Madalena- Atualmente, quase não nascem mais oroboenses legítimos. Nascemos em Limoeiro,Vitória, Recife...
Na sua opinião por que isso acontece, e qual seria a solução para voltarmos a ser filhos legítimos de Orobó?
Feliciano- Faltam profissionais qualificados. O COREN ( Conselho regional de enfermagem), diz que toda maternidade e hospital, necessita de um enfermeiro, 24 horas diária.Para solucionar esse lamentável problema,seria necessário,contratar médico e enfermeiro obstetra,além de aperfeiçoar o bloco cirúrgico e dispor de todas as condições necessárias ao nascimento do RN( recém nascido).

Madalena- Tenho recebido pedidos de informações sobre o doutor, Reinaldo e sua esposa. Inclusive ele foi homenageado no quadro por onde anda do blog. O que você acha desses médicos tão amados pelos oroboenses não serem oportunizados a cuidar do povo que o ama?

Feliciano_ Querida Madalena,na minha opinião falta interesse de quem comanda, que esses profissionais atuem em nosso município, visto que, o Dr. tem grande influência política, na região isso iria de encontro aos interesses do poder. Todavia, o mesmo continua dedicado a quem o procura.
-
Madalena O senhor já trabalhou na escola Helena Ramos. Tem apreço pela educação. Qual o motivo da desistência dessa área?

Feliciano- A escola Helena Ramos é de suma importância em minha vida. Nela , eu tive meu primeiro emprego como professor primário, na gestão de Maria Frazão.Além disso, fui Diretor de lá, e na minha saída, deixei nas mãos de minha irmã, Maria do Carmo. Tenho muito orgulho do trabalho desempenhado por ela durante quase 20 anos.  Hoje sinto-me triste, pois a mesma se encontra sem ar, para respirar no ambiente. Por mesquinhez política, o atual prefeito e seu ex- aluno, crismando, a perseguiu e tentou transferi-la para outro local.
Posso abusar da sua melhor interrogação?
Madalena- Sim.
Feliciano- Como diz a professora, perguntar não ofende.
Será que o ex- crismando Cléber( Chaparral), sabe o significado da renovação do batismo no crisma?
Como ele foi capaz, de perseguir e humilhar sua catequista?

6- Madalena-Sendo Filho de Gravatá , o senhor deve amar nosso Orobó. Continua sendo Eleitor do Município?
Feliciano- Não.
Madalena- Por que?
Feliciano- Só voltarei a votar em Orobó, quando sentir que existe uma equipe capaz de transformar esse "famoso Orobó Novo", num Orobó decente. Sem perseguição,com valorização do ser humano e direitos da cidadania para todos.

7 Madalena-As famílias dos Donatos e do Senhor Sebastião Urbano, são vizinhas. Sendo o Sr. um profissional competente, doutor em enfermagem ,da área obstetra, acha que não foi convidado para contribuir com a saúde do nosso município, por algum motivo especial?
Feliciano. Sim. Simplesmente perseguição política. O fato é, que minha família se dividiu politicamente nas eleições para prefeito de 2012.

8- Madalena- Na atual gestão três nomes já passaram pela pasta da saúde de Orobó. Ninguém fica lá por muito tempo. O que você acha disso?
Feliciano- Quero como enfermeiro , parabenizar as secretárias que discordaram e não foram coniventes com as atitudes e pressões do gestor municipal. A gente sabe que no nosso município faltam médicos, enfermeiros, medicamentos nos PSFs, e até algumas agentes de saúde, que raramente visitam os doentes.Tenho dois casos em minha família. Minha madrasta que morreu abandonada pela família dela e pela saúde de Orobó, após uma cirurgia mal sucedida, e meu pai que está gravemente enfermo e só recebeu uma única visita por que eu liguei para a dr. Solange que foi o visitar.

9 Madalena- Falando francamente, o que falta para a Saúde de Orobó caminhar para o sucesso?
 Feliciano- A Saúde não está boa. Falta muito a ser feito. Talvez não seja culpa apenas dos secretários. Eles não têm autonomia para fazer bom uso do Dinheiro da saúde. Hoje ainda tem um agravante. A atual secretária é prima de 1º grau do prefeito. Subordinada as suas ordens e com isso quem sofre é a população.

10- Madalena- vamos a uma rapidinha.Você pode responder com  uma palavra ou uma frase que identifique Orobó hoje.

Saúde- péssima.
Política- horrível
Desenvolvimento- retrocesso
Mídia- Maioria Comprada
Uma frase- Que Deus ilumine o espírito e abrande o coração dos que acham-se poderosos.
Um amigo especial- Minha irmã ,Maria do Carmo
Um desejo- Vê um Orobó renovado e transparente.
Assinado:Feliciano S. de  Souza Neto.

Madalena- agradeço-lhe a coragem e a concessão desta entrevista. Receba os parabéns e disponha do comdeuseaverdade.blogspot.com

Por Madalena França.







Sem comentários:

Nota de Pesar pelo falecimento do Senhor; Lula Januário...

  Gostaria de externar sentimentos de pesar e solidariedade cristã as minhas ex- alunas Cosma e Damiana e seus familiares, pela perca de seu...