Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

domingo, 31 de maio de 2015

NOTA PÚBLICA DO BLOG " A VOZ DE OROBÓ "




Nota Pública

Em face a uma matéria publicada no Blog "Com Deus e a Verdade" dirigido pela professora Madalena França que trata especificamente deste blog e de nosso trabalho, nós que formamos a equipe A Voz de Orobó gostaríamos de expressar o que se segue:
Primeiramente, recebemos com carinho os elogios da renomada blogueira e professora assim como agradecemos imensamente o apoio e confiança depositado em nosso sério trabalho, aproveitamos também para agradecer aos demais blogs que ecoam nossa Voz, como Blog do Manuel Mariano e o Blog do Dr. Feliciano.
Quanto ao anonimato, ele se dar por dois motivos, primeiramente não temos como objetivo personalizar o trabalho desempenhado pela Voz de Orobó, ou seja não há interesse em dar destaque a nenhum indivíduo pessoal, nosso compromisso é com a transparência pública e com a seriedade dos gastos públicos e para isso não precisamos personalizar o trabalho, em segundo plano vem a descrição, não revelamos dados de nossa equipe por razões obvias de segurança.
Quanto ao pedido realizado pela Professora Madalena Margarida em nome de todos os professores nossa equipe recebe a missão com animosidade e se compromete publicamente de realizar um levantamento discricionário e detalhado acerca de como está sendo utilizado os recursos do FUNDEB no município de Orobó principalmente no que se concerne ao pagamento de profissionais da educação que se encaixam nos 60% do FUNDEB.
Sem mais para o momento, aproveitamos para agradecer a todos os munícipes de Orobó que tem acompanhado atentamente como o dinheiro público vem sendo usado no município de Orobó.

Horóscopo do dia/31/05/2015


Última atualização: 31 de Maio de 2015

AquárioAquário
O desejo de sair da rotina mas mantenha gastos sob controle. Apesar do dia de folga, sua atenção continua focada na carreira e o excesso de preocupação pode atrapalhar o romance.
AriesAries
Você pode fazer mudanças na imagem e ser bem-sucedido. Mas planos para se divertir podem passar por alguns ajustes e talvez precisem ser modificados. Pense duas vezes antes de falar.
CâncerCâncer
Apesar de alguns probleminhas, inclusive com viagem ou contato com pessoas de fora, o domingo promete ser divertido. Você conta com a sorte para driblar qualquer dificuldade.
CapricórnioCapricórnio
Sair da rotina pode ser divertido, mas cuide primeiro das suas tarefas e não faça nada que possa trazer problemas de saúde. Clima de tensão pode atrapalhar o contato com alguns amigos.
EscorpiãoEscorpião
Você terá disposição para driblar qualquer dificuldade. Só deixe uma mudança no visual para outro momento. Viagem ganha boas energias,. Tomar a iniciativa pode ser a sua melhor arma.
GêmeosGêmeos
Nesse dia de folga, você vai se preocupar mais com a carreira e com a sua imagem. Se pensa em cuidar melhor da saúde, é bom checar várias vezes as informações que receber.
LeãoLeão
Talvez a relação com os amigos enfrentem alguns problemas, mas evite brigas. Passar mais tempo com a família, porém, vai aquecer seu coração. Só evite bater de frente com um parente.
LibraLibra
Você adota o equilíbrio em todos os setores, mas pode sair da linha. Fique atento para que não se reflita na sua saúde. Se sonhava em adquirir algo para a casa, essa é a hora de ir em frente!
PeixesPeixes
Pegue leve e evite desentendimentos com a família. Talvez se sinta dividido entre o desejo de sair da rotina e as tarefas que precisa terminar. Mas a diversão está garantida ao lado dos amigos.
SagitárioSagitário
Se já encontrou sua cara-metade, vai precisar de diplomacia para evitar atritos entre o seu amor e o pessoal de casa. Pode ter boa notícia com dinheiro, mas talvez surjam dificuldades.
TouroTouro
Passar um tempo com os amigos pode ser divertido, mas não exagere nos gastos. Os laços com as pessoas próximas se fortalecem. Use a criatividade e saia da rotina para se divertir.
VirgemVirgem
As diferenças de opinião com o seu par pode causar tensão. Tentem entrar em acordo, mas cuidado com o que diz, para evitar mágoas. Uma declaração de amor pode melhorar a relação.

Homenagem de hoje: A mãezinha do Céu.

Senhora minha e minha doce Mãe eu vos louvo e glorifico em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.
Terminado hoje o Mês Mariano, onde acabais derramando chuvas e bênçãos sobre nossas vidas e nosso chão de Orobó, eu vos agradeço, e voz rogo a vossa bênção particular,sobre minha casa,minha vida e minha família. Obrigada pelas vezes que me carregas sobre vossos ombros, onde nele eu deposito o peso da minha cruz. Quando me afagas no colo, com carinho de Mãe e eu sinto a vossa presença. Perdoa-me pelas vezes que nas angústias da vida ,eu não senti o toque de vossas mãos e a serenidade do vosso amor.
Bendito seja o vosso filho Jesus, que nos destes como irmãos e senhor nosso.
A vós o meu louvor e o meu amor humano, falho e cheio de imperfeições. Mas é do jeito que eu sei amar. É ele que eu posso oferecer na condição de pecadora. Perdoa-me pelas vezes que eu não sei amar, e perdoar os que me ofendem. Pelas vezes que esqueço de glorificar o Santo nome de Jesus! Pelas vezes que ofendendo a um de vossos filhos, a vós também ofendi.
Obrigada Minha Mãe Santíssima, pelo vosso divino e terno amor. Cuida de mim ,da minha família , do meu pai, Antônio Lucas, vosso servo e devoto, que há anos, foi morar na eternidade, mas que antes da partida ensinou a todos os seus filhos a vos amar.Obrigada Mãezinha do Céu.
Guarda-nos na paz desse meigo e doce olhar.
Glória ao Pai,ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre . Ave Maria, cheia de graça, o senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte Amém!

Escrito por Madalena França.

Liturgia Católica


Vela-virtual-11

Dia 31 de maio - Domingo

SANTÍSSIMA TRINDADE 
(BRANCO, GLÓRIA, CREIO, PREFÁCIO PRÓPRIO – OFÍCIO DA SOLENIDADE)

Antífona de entrada:

Bendito seja Deus Pai, bendito o Filho unigênito e bendito o Espírito Santo. Deus foi misericordioso para conosco.

Oração do dia

Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a Unidade onipotente. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Deuteronômio 4,32-34.39-40)

Leitura do livro do Deuteronômio.
4 32 “Escuta os tempos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem na terra. Pergunta se houve jamais, de uma extremidade dos céus à outra, uma coisa tão extraordinária como esta, e se jamais se ouviu coisa semelhante.
33 Houve, porventura, um povo que, como tu, tenha ouvido a voz de Deus falando do seio do fogo, sem perder a vida?
34 Algum deus tentou jamais escolher para si uma nação do meio de outra, por meio de provas e de sinais, de prodígios e de guerras, com mão poderosa e braço estendido, e de prodígios espantosos, como o Senhor, vosso Deus, fez por vós no Egito diante de vossos olhos?
39 Sabe, pois, agora, e grava em teu coração que o Senhor é Deus, e que não há outro em cima no céu, nem embaixo na terra.
40 Observa suas leis e suas prescrições que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e prolongues teus dias para sempre na terra que te dá o Senhor, teu Deus”.
Palavra do Senhor. 

Salmo responsorial 32/33

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança. 
Reta é a palavra do Senhor,
e tudo o que ele faz merece fé.
Deus ama o direito e a justiça,
transborda em toda a terra a sua graça.
A palavra do Senhor criou os céus,
e o sopro de seus lábios, as estrelas.
Ele falou e toda a terra foi criada,
ele ordenou e as coisas todas existiram.
Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem
e que confiam, esperando em seu amor,
para da morte libertar as suas vidas
e alimenta-los quando é tempo de penúria.
No Senhor nós esperamos confiantes,
porque ele é nosso auxílio e proteção!
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,
da mesma forma que em vós nós esperamos! 

Leitura (Romanos 8,14-17)

Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
8 14 Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
15 Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai!
16 O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus.
17 E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.
Palavra do Senhor. 

Evangelho (Mateus 28,16-20)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito divino, ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém (Ap 1,8).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
28 16 Os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado.
17 Quando o viram, adoraram-no; entretanto, alguns hesitavam ainda.
18 Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.
19 Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
20 Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”.
Palavra da Salvação. (Dom Total)

Semana LGBT vai ter teste de Aids com saliva

30/05/2015 22:00


Nos dias que antecedem a Parada Gay, público terá várias atividades de saúde e lazer na capital

Na semana que antecede parada gay acontece a Feira Cultural LGBT / Arquivo/ Diário SP

Por: Diário de S. Paulo 
A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma série de atividades de incentivo ao diagnóstico precoce do HIV na próxima semana. O evento antecede a parada LGBT, que acontece no domingo, dia 7. 
As ações começam na terça-feira e têm o intuito de reforçar o trabalho de prevenção às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis ) e à Aids.
A principal atividade da semana será no primeiro dia da campanha, na Praça da República, no Centro, das 10h às 16h, onde serão oferecidos testes rápidos para o diagnóstico do HIV. O exame é feito apenas com a saliva, sem a necessidade de seringas e agulhas. A expectativa é de que  500 testes sejam feitos durante a campanha. 
No feriado de quinta-feira,  equipes de técnicos e agentes de prevenção   do Projeto Cidadania Arco Íris (programa municipal de defesa da cidadania, diversidade e prevenção às DST/Aids)  estarão no  Vale do Anhangabaú, entre às 10h e 16h, com uma unidade móvel para conscientizar sobre a importância do preservativo. 
Além da distribuição de camisinhas, as pessoas vão receber gel lubrificante, material educativo e orientações sobre às DSTs e Aids. 
O programa também vai lançar  uma cartilha voltada para as público gay. Duas oficinas gratuitas sobre prevenção de doenças e sexualidade serão ministradas.
As atividades dos dois dias fazem parte da 15 Feira Cultural LGBT, que deve receber mais de cem mil participantes, na quinta-feira. Ao todo, 80 tendas serão montadas para divulgação dos trabalhos de ONGs e entidades que apoiam a causa LGBT. Durante a parada do orgulho gay, no domingo, os participantes  terão à disposição quatro displays gigantes com distribuição gratuita de preservativos em pontos estratégicos na Avenida Paulista. A entrega das camisinhas será feita das 10h  às 13h.
Os terminais rodoviários e estações de  Metrô também vão entregar o preservativo durante toda a semana.  De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, dois displays gigantes serão colocados em cada um dos três  terminais rodoviários da cidade   de 2 a 7 de junho para alertar os passageiros sobre a importância do uso da camisinha nas relações sexuais. 
Quem passar pelos terminais rodoviários Tietê, Barra Funda e Jabaquara na semana que vem poderão pegar camisinha gratuitamente. No dia da Parada do Orgulho LGBT, as estações de Metrô República, Paraíso e Sé também vão fazer a distribuição dos preservativos. 
A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é considerada a maior do mundo. O evento, organizado pela APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho LGBT) tem como tema neste ano “Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim: respeitem-me!”



Agradecimento a equipe do blog A voz de Orobó...



Mais de 1000 pessoas já visitaram o Blog www.avozdeorobo.com para conferir a matéria de título "Prefeito Chaparral locou garagem de Presidente da Câmara por R$ 36.000,00 por ano pago em parcela única".
Nossa equipe desempenha um papel em luta da transparência e pela eficiência pública, se você ainda não viu, passa lá para conferir!
  • A população de Orobó sente-se agradecida a equipe que realiza esse trabalho informativo, sobre os fatos que vem sendo noticiado nos últimos dois meses. Todos ficam atentos e esperançosos que sendo estas informações graves e prejudiciais ao desenvolvimento do nosso povo, uma vez que, o dinheiro público é de todos e os desvios dele, prejudica setores extremamente prioritários como saúde e educação,  por serem estas pastas , as que mais  recebem verbas federais e consequentemente as mais penalizadas. O povo espera que esses escândalos cheguem realmente ao conhecimento do MP e que as autoridades competentes possam sair em defesa da sociedade, que haja investigação e que os culpados não saiam impunes. Os profissionais da educação tem me procurado para falar sobre os quase sete mil que já recebeu o município, somente para esta área. Alguns imaginam que este blog (comdeuseaverdade), por reproduzir os conteúdos da Voz, tenha conhecimento ou contato direto com essa equipe. Eu compreendo, mas explico  que eu não sei de quem se trata. Apenas agradeço imensamente,pois além de cidadã oroboense, tenho interesse direto nestas informações,as quais mostram documentalmente que estou sendo lesada no que concerne ao recursos do FUNDEB, de onde vem o meu salário, adquirido por mérito em dois concursos públicos.
  • Levando em consideração que quem se envolve em negócios escusos , tem interesse em esconder a podridão. Reconheço que é extremamente perigoso para quem faz esse brilhante trabalho e o sigilo se torna essencial. Por isso respeito e apoio o anonimato deste tão valioso arquivo vivo. No entanto, sabendo que A voz é parceira do meu blog e da vida,uma vez que sonhamos sonhos iguais,ou assemelhados ,venho hoje, em nome de todos os profissionais da educação, fazer um apelo ao desconhecido.Parece ironia, pedir algo sem conhecer a quem estamos pedindo o favor! Mesmo assim, resolvi solicitar porque imagino que para quem já conseguiu tantas preciosas informações ,não seja difícil conseguir mais essa.
  • Trata-se do quantitativo de profissionais da educação efetivos. Sei que somos muito poucos. Éramos em torno de duzentos e cinquenta. Todavia há mais de oito anos não se fez concurso, logo foi pregado pelo próprio gestor, que aposentou mais de 50 profissionais, em seu mandato. Isso implica em dizer que
  • Tem muito dinheiro sendo desviado da Educação. Por exemplo, no mês de abril entrou um milhão setecentos e quarenta e poucos mil. Arredondando para fazer um cálculo aproximado isso dá dos ¨60 % ,que é exclusivo e obrigatório, para pagamento dos profissionais dá mais de um milhão e vinte mil. A grosso modo (cálculo mental aproximado). Se um professor especialista recebe dois mil, ainda se somos duzentos só dá quatrocentos mil. Os contratados recebem uma merreca de um salário mínimo. Isso fica claro e evidente que tem muito dinheiro nosso nos cofres da prefeitura. Será que realmente chegará em nossas mãos? Se fizermos uma conta básica dos 60% de  até abril seis milhões dá três milhões e seiscentos mil, em quatro meses. Eu asseguro com toda certeza, que o professor de Orobó não recebeu metade desse dinheiro. Só com o quantitativo de professores efetivos e contratados poderíamos passar isso a limpo. Se eu tivesse essa informação em mãos, eu mesma formalizaria junto ao MP, uma queixa-crime contra a PMO. Uma vez que poderia provar que não recebi a parte que me toca do FUNDEB. Sem isso, eu apenas sei, mas não posso provar. E saber apenas, não basta para a Justiça.
  • Seja lá quem for essa equipe abençoada, se poder conseguir essa informação, eu e todo profissional da educação lhe será eternamente grato.
  • Mas uma vez agradeço-os e parabenizo-os pelo trabalho brilhante e aguardo o dia que poderei apertar estas maravilhosas mãos. Que Deus os Abençoe.
  • Escritopor# Madalena França#






































sábado, 30 de maio de 2015

Justiça libera atrasados no valor de até R$ 47 mil


Vão receber os aposentados que, em abril, ganharam a sentença do processo de revisão contra o INSS

O teto de pagamento é R$ 47.280, ou seja, 60 salários mínimos / Imagem Ilustrativa

Por: Juca Guimarães
juca.guimaraes@diariosp.com.br
O CJF (Conselho da Justiça Federal) liberou R$ 487,3 milhões para quitar os atrasados de 79.836 processos de revisão de aposentadorias e pensões do INSS que beneficiam 97.020 segurados em todo o país. O valor foi repassado na quinta-feira, dia 28, para os TRFs (Tribunais Regionais Federais) onde as ações foram julgadas. O pagamento será feito entre os dias 8 e 10 de junho.
O dinheiro é liberado em RPV (Requisição de Pequeno Valor), cujo teto de pagamento é R$ 47.280, ou seja, 60 salários mínimos. Os processos contra o INSS julgados em São Paulo serão pagos pelo TRF-3, que inclui também as ações de Mato Grosso do Sul. Ao todo, são 7.603 ações deste tribunal com 8.308 beneficiados. O total liberado foi de R$ 105,1 milhões.  
Em média, cada ação de São Paulo tem direito a R$ 12.658,56. Os atrasados representam a diferença acumulada em favor do aposentado no período de até cinco anos antes da data de julgamento da ação.
Com a liberação dos recursos, o tribunal envia avisos informando sobre o crédito. O dinheiro é depositado em uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Uma mesma ação pode ter mais de um favorecido, como casos de pensão por morte, cujo segurado morto pode ter mais de um dependente, como mulher e filhos.
O aposentado pode consultar a liberação do pagamento no site do TRF-3, bastando verificar em que mês foi feita a solicitação da RPV. Em junho serão pagas as requisições pedidas em abril. Por lei, o tribunal só pode fazer o pedido da RPV quando o processo tem uma decisão definitiva, sem chance de recurso para o INSS.
Se o valor do crédito for superior a 60 salários mínimos, o favorecido precisa fazer uma escolha. Ou ele abre mão da diferença e recebe o valor de R$ 47.280 em julho, no próximo lote de RPVs, ou então cadastra o pagamento integral, em precatórios. Entretanto, os precatórios cadastrados até o dia 30 de junho somente serão pagos no ano que vem.

Compartilhe:
  •  
  •  

Economia: Venda de produtos eróticos cresce

30/05/2015 20:42



Nara e Fagner vão passar o Dia dos Namorados, no próximo dia 12, em casa / Almeida Rocha/ Diário SP

Por: Filipe Sansone
filipe.sansone@diariosp.com.br
A vendedora Nara Lígia Clemente de Oliveira, de 28 anos, e seu marido Fagner Peçanha de Oliveira, 30, estão sentindo bastante o peso da atual recessão econômica na relação. Há dois anos juntos, nunca conseguiram ficar empregados ao mesmo tempo. Atualmente, só Nara trabalha e, com o dinheiro curto, ambos encontraram uma forma mais em conta de se divertir: não param de comprar produtos eróticos.
“A gente descobriu os brinquedinhos e hoje ficar em casa é muito divertido (risos). A gente gasta em coisas que podemos utilizar mais de uma vez e sai bem mais barato que sair para um barzinho ou ir ao cinema”, disse Nara. 
Para o Dia dos Namorados, a vendedora já prepara uma surpresa para o companheiro e só revela alguns detalhes. “Vou compras rosas e colocar pétalas na cama. Vamos ter um jantarzinho aconchegante e usar algumas coisinhas diferentes que eu comprei”, confidenciou..
Entre os artigos já utilizados pelo casal estão desde cremes estimulantes para as partes íntimas, camisinhas com sabores, além de anel peniano que prolonga a ereção e até um vibrador. “O Fagner não tem preconceito com isso e depois que descobrimos esse mundo nossa relação deu uma boa apimentada. Foi da água para o vinho”, garantiu.
Na contramão da recessão econômica, o mercado do setor erótico cresceu entre o ano passado e este. Segundo a Abeme (Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual), os casais estão procurando artigos para se garantir os finais de semana gastando menos (veja na arte ao lado). O impacto no setor foi de 8,5% em 2014. “É uma maneira de aproveitar o tempo a dois sem muito dinheiro”, explica a presidente da Abeme, Paula Aguiar.
Bem resolvidas/ Conforme a consultora em sexualidade Thaís Plaza, quem costuma ir mais aos sex shops são as mulheres, pois os homens ainda encaram a prática com tabu e preconceito. “O crescimento do mercado mostra que essa barreira está sendo vencida.”
Foto: Almeida Rocha/ Diário SP

ENTREVISTA - Paula Aguiar - presidente da Abeme
A presidente da Abeme (Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual), Paula Aguiar diz que o crescimento do mercado no país, em meio a uma recessão generalizada, ocorreu da mesma maneira nos Estados Unidos, de 2011 a 2013.

DIÁRIO_ Por que ao invés de retração durante a crise, o mercado de produtos eróticos tem crescido?
PAULA AGUIAR_ É uma tendência que também ocorreu nos EUA durante a crise de 2011 a 2013. Os casais perceberam que sair para jantar, ir no cinema ou fazer um programa romântico a dois estava muito caro. Então se voltaram para o mundo dos produtos eróticos, que custam mais ou menos o mesmo preço de uma saída a dois, mas que podem ser utilizados várias vezes.
É um novo estilo de vida? Veio para ficar?
Exatamente. Vai permanecer com certeza ao menos enquanto a crise estiver atingindo o Brasil. As pessoas estão descobrindo que podem curtir mais momentos a dois no conforto de seu lar e há uma infinidade de itens para explorarem na sexualidade.
A tendência é que esse ano o setor cresça ainda mais que o ano passado?
Em 2014 a gente não movimentou tanto dinheiro por causa da Copa do Mundo. As pessoas estavam mais interessadas em futebol naquele momento. E agora temos produtos mais acessíveis para as classes C e D, custando a partir de R$ 10, como géis para sexo oral e calcinhas fio dental e até comestíveis. E uma das melhores datas para o mundo dos produtos eróticos é o Dia dos Namorados.
Quanto o setor movimenta por mês no Brasil?
Uma estimativa nossa é que seja em torno de R$ 80 milhões e, segundo nossas perspectivas, o mercado deve seguir em crescendo ainda mais, em torno de 10% neste primeiro semestre.

Acabou: DEM e PTB comunicam fim da fusão...


Captura-de-Tela-2015-04-15-às-06.32.30

Os presidentes do Democratas (DEM) e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) informaram neste sábado (30) que desistiram da fusão que estava sendo negociada entre as duas siglas. Segundo os dirigentes, não houve consenso interno em torno da divisão do comando da legenda que surgiria a partir da fusão.

O presidente nacional do PTB, deputado fededal Benito Gama (BA), afirmou que existia uma expectativa de as duas legendas concluírem as negociações até esta sexta-feira (29), no entanto, explicou, não houve consenso em relação à composição do diretório que seria formado após a fusão partidária.

Segundo Gama, o DEM exigiu que os atuais integrantes do partido tivessem uma participação maior no diretório nacional da nova sigla. “Tínhamos combinado 50% para cada diretório, e veio a proposta de 60% para o DEM. Não deu tempo de discutir”, ressaltou.

Apesar da desistência, o presidente do PTB tentou demonstrar que não há um mal-estar entre os dirigentes dos dois partidos. “Ficou a experiência. Foi um bom diálogo. Não vai deixar sequelas.”

Continua…

O presidente do DEM, senador José AgripinoMaia (RN), negou que seu partido tivesse exigido mais cadeiras no diretório nacional da futura sigla para formalizar a fusão. “Era meio a meio”, enfatizou. Segundo ele, o principal impasse ocorreu em relação à quantidade de votos necessários para tomar as decisões dentro da executiva do novo partido.

“Os Democratas colocaram como condição a definição da governança para certas matérias serem por 3/5, e o PTB não aceita”, alegou Agripino. De acordo com o presidente do DEM, essa proporção valeria apenas para alteração de regras fundamentais na condução do partido. Nos demais casos, destacou Agripino, seria a maioria mais um voto.

“O que existe é que o processo de fusão é longo e passa por premissas. Quando você junta partidos, que podem ter afinidades, mas não têm relação antiga de convivência, você tem que estabelecer regras de convivência”, disse.

Agripino afirmou que não há decisão sobre se as negociações podem ser retomadas após as eleições municipais de 2016. “Não tem nada ajustado nem no sentido de continuar, nem de não continuar. O que poderíamos fazer, com eles e com outros partidos, é um pacto nas eleições municipais em 2016 onde for possível.”

O líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), afirmou que a bancada do partido sempre teve uma posição contrária à fusão e defendia que o assunto fosse “melhor estudado”. Ele disse que a desistência “foi prudente e centrada no interesse da bancada”.

Integrante da base do governo, o PTB tem, atualmente, o comando do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, chefiado pelo senador licenciado Armando Monteiro (PTB-PE). O DEM, por outro lado, se consolidou como um dos principais partidos de oposição ao governo Dilma. (G1)

Tem Aplicação na Poupança? Não deixe de ler esta matéria...

POUPANÇA

Ela deixou de ser até mesmo uma opção para proteger seu patrimônio

Primeiro investimento da maioria absoluta dos brasileiros, a poupança é de longe a aplicação mais popular do país. Na última (e distante) atualização do Banco Central, nada menos que 125 milhões de brasileiros aplicavam na modalidade em meados de 2013 - cerca de 60%, portanto, da população.
Facilidade de aplicação, liquidez diária e isenção de Imposto de Renda são algumas das características que fazem da poupança o investimento preferido no país. O pulo do gato, no entanto, é que já há algum tempo quem opta por investir na caderneta acaba perdendo dinheiro.
Com o juro básico brasileiro (Selic) em 12,75% ao ano, tanto faz se sua caderneta de poupança é nova ou anterior à mudança no cálculo de remuneração feita pelo BC em 2012 (mais informações sobre as regras aqui.
A conta é simples: as duas têm um rendimento de 0,5% ao mês, mais a módica variação da Taxa Referencial (calculada e divulgada diariamente pelo BC), o que deixa o retorno acumulado em um ano em pouco mais de 6%.
Isto pode parecer bom para os mais leigos, que não levam em conta o aumento da inflação. Em fevereiro, por exemplo, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 1,22%, deixando a inflação oficial do Brasil acumulada nos últimos doze meses em 7,70%.
Ou seja, o aumento dos preços no país comeu todo o rendimento da caderneta de poupança, gerando inclusive um pequeno "prejuízo" dado que ela não remunera nem a ponto de preservar o poder de compra do investidor.
Ironicamente, um dos objetivos da poupança é justamente atuar como um mecanismo de proteção contra a inflação. No entanto, diante desta inflação gigantesca, ela deixou de ser até mesmo uma opção para proteger seu patrimônio. Em outras palavras, embora fácil e prática, hoje quem coloca o dinheiro na poupança não só não ganha, como também perde, o que nos leva ao próximo tópico…

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossas newsletters diárias

 

Confisco?

Nossos analistas sempre recebem dúvidas das mais variadas, seja via e-mail ou através das redes sociais. Desde o começo do ano, porém, nada chega sequer perto em frequência do que o seguinte questionamento:
“Há mesmo risco de o governo confiscar a poupança? O que devo fazer?”
Bom, não é segredo que somos críticos do Governo, então estamos em plenas condições de dizer de forma imparcial que esta proposta é completamente sem sentido, pois acabaria com uma economia que já não cresce e destruiria o que resta de popularidade da presidente.
O próprio Ministério da Fazenda - em que pese a credibilidade um tanto abalada - já tratou de negar veementemente todos os boatos sobre a possibilidade de bloqueio dos recursos.
Mas rumores à parte, tendo em vista o que já foi dito até aqui nossa grande dúvida é: o que você, leitor, ainda faz com dinheiro na poupança?
Meu caro amigo, na prática a poupança brasileira já está sendo confiscada pelo Governo Dilma, e isto começou no exato momento em que se optou por tolerar uma inflação gigantesca, que corrói o poder de compra não só dos que poupam, mas sim de todos assalariados. E como resultante desta alta inflação vemos sucessivos aumentos da taxa de juros Selic.
A inflação funciona - por meio do que os economistas chamam de "senhoriagem" e "imposto inflacionário" - como uma transferência brutal de recursos da sociedade para o Estado.
Transferência essa que afeta sobretudo o andar de baixo - no qual moramos eu, você e todos aqueles pagam do próprio bolso as passagens para viagens de suas respectivas esposas.
Você pode argumentar que, mesmo perdendo dinheiro, a poupança é sim uma alternativa interessante para o dinheiro do dia a dia, na medida em que está sempre pronto para um eventual dispêndio.
Aqui na Empiricus, porém, preferimos recomendar alternativas muito melhores, em nossa opinião.

Foque nas alternativas

Há investimentos de risco tão baixo quanto a poupança com remuneração muito superior. E o que é melhor: também com liquidez diária.
Nesse nosso universo do maior juro real do mundo, a briga do investidor tem que ser voltada para a conquista de algo próximo da rentabilidade do CDI (leia-se Selic).
Referência de aplicação conservadora, são títulos de emissão das instituições financeiras, que lastreiam as operações do mercado interbancário. Suas características são idênticas às de um CDB, mas sua negociação é restrita ao mercado interbancário.
Portanto, são, grosso modo, o juro que o banco consegue.
Mas como você pega o CDI?
Exemplos clássicos são fundos DI de seu próprio banco, que rendem cerca de 90% do CDI, hoje em torno de 12,75% ao ano. Ou seja, um rendimento de 11,47% ao ano. Descontando daí o Imposto de Renda máximo de 22,5%, falaríamos de um retorno anual de 8,89% muito superior aos 6% da poupança, praticamente sem risco.
Se o investidor tiver acesso a fundos de corretoras ou bancos de investimento, pode conseguir até 95% com alguma facilidade. Nesse caso, o retorno final seria de 9,38% ao ano, apenas reforçando o argumento.
A maior parte dos investidores até sabe disso, mas, por conservadorismo, acaba deixando ao menos uma pequena parcela de seu patrimônio na caderneta de poupança, como uma espécie de colchão de liquidez.
O recado principal aqui é que nem isso se faz necessário. Há fundos DI pagando 90%/ 95% do CDI com liquidez diária. Ou seja, você pode acessar seu dinheiro no mesmo dia em que precisar.
A alternativa aos fundos de DI (e à poupança, evidentemente) é a compra de títulos públicos negociados via Tesouro Direto, com baixo risco e um retorno também elevado. Isso pode ser feito através do site www.tesourodireto.gov.br.
Nossos títulos favoritos para o momento são LFTs e NTN-Bs.

Governo federal bate recorde de arrecadação em outubro e atinge R$ 247 bi

  Crédito: Agência Brasil A arrecadação do governo federal com impostos, contribuições e demais receitas atingiu R$ 247,92 bilhões em outubr...