Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sábado, 30 de maio de 2015

Guerra virtual no Facebook antecipa eleições de 2016 no Recife


PUBLICADO EM 30/05/2015 ÀS 16:12 POR  EM NOTÍCIAS
Foto: BlogImagem
Foto: BlogImagem
Por Mariana Araújo do Jornal do Commercio.
A eleição municipal de 2016 está mais próxima do que muitos imaginam. A guerra virtual favorável e contrária ao prefeito Geraldo Julio (PSB) já começou. No Facebook, uma página enaltece as ações do prefeito, enquanto outra faz questionamentos e aponta déficits da prefeitura.
Os simpatizantes do gestor encontram-se na página “TamojuntoGeraldo”. Já os adversários acompanham as publicações da “TamoligadoGeraldo”.
A semelhança não para nos nomes. As logomarcas usam a mesma tipografia. As datas de criação também são próximas. A TamojuntoGeraldo surgiu em 13 de maio, poucos dias depois do grupo Ocupe Estelita acampar na porta do prédio onde mora Geraldo Julio, no bairro da Torre.
Um dos propósitos da página seria justamente esse: gerar notícias e fatos positivos sobre o prefeito após o momento de desgaste com o movimento popular que é contra a construção de prédios no Cais José Estelita.
A página aparece em anúncios do Facebook, na intenção de atrair novos seguidores. Até o início da noite de sexta-feira, a página contava com 6,6 mil curtidas. No público, muitos nomes que ocupam cargos comissionados na Prefeitura do Recife e no governo do Estado, também gerido pelo PSB, além pessoas ligadas ao partido. Na linha do tempo, apenas compartilhamentos de publicações feitas na página da Prefeitura do Recife.
Mesmo com tanta proximidade – conteúdo e público – a Prefeitura do Recife e o PSB negam que sejam os administradores da página. A reportagem também enviou mensagem ao administrador pedindo esclarecimentos sobre a gestão do conteúdo, mas até a noite de sexta-feira, não recebeu retorno. Vale destacar que, sendo patrocinada, a página precisa ter um responsável. Os anúncios do Facebook são pagos unicamente com cartão de crédito.
A organização e a boa apresentação das postagens também está na página TamoligadoGeraldo. Uma logomarca semelhante à página favorável foi criada, usando a mesma tipografia e mudando-se apenas a cor. A data de criação também é próxima: 20 de maio. Ou seja, logo após dos amigos do prefeito caírem em campo. Ao contrário da página favorável ao socialista, a contrária não é patrocinada. Na noite de sexta, contabilizava cerca de 760 curtidas.
Através de mensagem, o administrador da TamoligadoGeraldo informou que a página é controlada por uma equipe multidisciplinar, que se divide entre pesquisa, design e monitoramento. O objetivo é dar transparência às ações da Prefeitura. “Como isso nem sempre acontece, e como o portal da transparência da PCR não dá conta de informar à população o que acontece na administração da nossa cidade, resolvemos divulgar essas informações através da página que é livre de qualquer interesse eleitoral ou vínculo partidário. A #tamoligadogeraldo está do lado do povo do Recife”, diz a mensagem. O administrador não se identificou.

Sem comentários:

Escancarada negociata política : A culpa é do povo?

Aproxima-se as eleições e com elas as negociatas políticas. Há quem defenda que a culpa é toda dos políticos. Há quem afirme que a culpa é d...