O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica,(FUNDEB) é a verba federal que custeia a Educação pública no Brasil. É impossível qualquer prefeito saber exatamente, quanto ao término do ano, sobrará na conta. Isso porque a conta nunca pode ser zerada. Sempre tem que haver uma reserva para o caso de licença maternidade, por doença, licença prêmio, onde tem que se contratar outros professores, além de pagar os titulares.
Por isso no Governo Zé Francisco, quando tinha a professora Madalena França, a frente do SINTEPE, havia negociação para rateios, quando estava sobrando muito na conta. Teve ano que nós recebemos o décimo, as férias e mais três folhas. Porém a gente sabe, que nessa época tínhamos um LULA, na presidência e uma verba abundante. Com Dilma e Manoel João chegamos a receber, uma folha e mais 50% de outra. No ano seguinte, uma folha de 100%, e no penúltimo ano, tivemos 80%. No ano que Manoel João saiu , foi um desastre por questões políticas. De 2013 até o corrente ano, Chaparral, consultou sua BOLA DE CRISTAL, e soube exatamente :quantas professoras iriam engravidar, quantos iriam morrer, quantos ficariam doentes, quantos se aposentariam, etc. Resumindo - ele previu todos os acontecimentos. No FUNDEB nos últimos 7 anos, nunca sobrou um real. Aliás, ele esperava a primeira parcela de Janeiro e após dia 10 , é que pagava as férias, com o dinheiro do ano seguinte, o que é errado. Porém este ano, ele perdeu a Bola de Cristal e antes de entrar a última parcela de 30 de dezembro, anunciou rateio de 50 %.
50% Prefeito? Esse ano quase não teve contrato, se aposentaram muitas professoras, para o lugar , ninguém. Minha filha fez o trabalho de 8 sozinha. O senhor para ser justo teria que pagar 8 salários a ela se fosse justo. Para não passar muita vergonha, deveria anunciar 50%x 8, para compensar todos os 7 anos que você adivinhou que não sobraria nada.
A única causa pela qual o Senhor fez isso, foi para induzir os vereadores a lhe dá autorização para gastar 7 milhões que haviam em caixa. Tinha que dá uma migalha ao professor para que pudesse inserir no mesmo projeto, uma lista de dívidas e irresponsabilidade da sua equipe , que deixou de pagar uma porção de coisas. Será mesmo que eles foram irresponsáveis, ou não foram autorizados a fazer o pagamento?
Jamais o grupo G8 , iria nesse momento, votar contra o professor. Lívio, Lucio Donato, Lucio Ramos, Amilton,Gordo e próprio Thomás, nunca votaram contra nenhum benefício aos professores e/ ou a todos os funcionários, por que fariam agora?
Thomás, Lúcio Donato e Lúcio Ramos falaram muito bem sobre isso. Se tiver um rateio todo dia, eles estarão lá para votar a favor do professor. Não espere nunca , um obrigada do professor que tem inteligência. Ninguém agradece o caixa eletrônico quando seu dinheiro sai. Não adianta cortar os pés de uma pessoa e depois lhe dá um sapato para remediar a perda. Quem tem memória não esqueceu de tudo que você nos prejudicou em direitos adquiridos.Tem dinheiro sobrando na saúde e os vereadores estão prontos esperando para votar o adicional de insalubridade desse povo que arriscam a vida por nós ,nesses tempos difíceis. Como disse Thomás, quando se tem boa vontade se faz, quando não se tem, se arranja uma desculpa.
De qualquer forma, quero agradecer aos 8 vereadores da oposição que foram sensíveis às causas do povo sem nenhum interesse. Obrigada.
Por Madalena França.
Sem comentários:
Enviar um comentário