Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sábado, 26 de dezembro de 2020

93 milhões de brasileiros ficaram inativos ou desempregados em 2020, aponta estudo da Fipe

 

Do blog do Esmael Morais

Postado por Madalena França

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma aquilo que o Blog do Esmael vem reverberando praticamente sozinho, nos últimos meses, sobre a qualidade de desocupados no Brasil: metade da população economicamente ativa (PEA).

Para o IBGE, são cerca de 93 milhões de brasileiros, ou 53% da população em idade de trabalhar, que ficaram inativos ou desempregados durante o 2020. No entanto, o Blog do Esmael vinha trabalhando com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT): cerca de 80 milhões de desocupados, portanto números mais conservadores.

Mesmo que adotemos as métricas do IBGE ou da OIT, o Brasil permanece com o triste título de nação do desemprego.

As pesquisas dos dois órgãos apontam que, somado a esse contingente os brasileiros desempregados (aqueles em busca de trabalho, segundo o critério do IBGE), a quantidade de pessoas sem ocupação chegou a 53,2%, um recorde, portanto. É como se toda as populações do Reino Unido (66,4 milhões) e da Austrália (25,6 milhões) estivessem desocupadas permanentemente.

Até a Folha de S. Paulo se assustou com os números do IBGE.

O jornalão paulistano anotou que, pela primeira vez, o número de brasileiros inativos, ou seja, sem emprego e sem buscar algum, ultrapassou a marca de 40%. O maior índice foi nos trimestres encerrados em julho e agosto, quando o indicador chegou a 45,3% —a média histórica é de 38,9%.

A compilação dos dados do desemprego no Brasil foi realizada pelo professor sênior da FEA/USP e coordenador do Projeto Salariômetro, da Fipe, Hélio Zylberstajn.

Sem comentários:

INSS realiza mutirão de perícia médica para pessoas com deficiência em Pernambuco

  O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social realiza, a partir da segunda-feira (22), um multirão de perícia...