Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Fortes chuvas causam estragos em Camaragibe

 


Por Anna Tenório, da Folha PE

Em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, a água das chuvas fortes que caiu na madrugada de segunda-feira (15) invadiu casas, derrubou portões e muros, arrastou móveis pelas ruas e deixou moradores aflitos. No bairro de Alberto Maia, a chuva começou a provocar estragos às 4h e já preocupa a população sobre como deve ser nos próximos meses.

A casa de Cristina Carneiro teve o portão arrancando pela força da água. Ela mora com os filhos no imóvel em que também trabalha como boleira. A filha mais velha, Suzana, mora em uma casa no mesmo terreno. A casa de Suzana foi alagada até o teto e, sem conseguir entrar na casa até a manhã desta segunda, ela garantiu que perdeu tudo. 

“Há cinco anos que vou na prefeitura, no Ministério Público e tento alertar sobre isso. A gente sabia que isso aconteceria. Agora caiu um muro atrás, a gente se preocupa com nossa segurança. Já tinha enchido antes, mas, como foi dessa vez, nunca tinha acontecido na vida. A casa da minha filha encheu até o teto e ela perdeu absolutamente tudo”, narrou Cristina, que mora na mesma casa há 36 anos.

Também na mesma avenida mora Gildo Santana. Ele divide um terreno com o irmão, que mora nos fundos e os pais, que vivem na casa do térreo. “Minha mãe tem 80 anos e meu pai tem 81 anos. Fomos surpreendidos essa noite pela chuva. Perdemos tudo, não tem mais nada em casa”, contou. 

Gildo estava acompanhado da família na tarefa de limpar a lama que havia entrado em casa. “Todos filhos, irmãos. Todo mundo parou tudo. Agora, a gente paga nossos impostos”, contou. Gildo atribuiu os estragos à tubulação do bairro, que não foi concluída.

“Faz tempo que a gente alerta a prefeitura e a resposta era sempre de que não ia acontecer. Piorou quando construíram essas casas na trilha do metrô. Aqui a gente paga IPTU certinho. Prejuízo na minha casa, no meu trabalho. Era meu pão de cada dia”, disse a moradora Márcia Mônica, que mora com filhos e o marido. Ela perdeu quase tudo em casa e o trabalho, pois tem uma loja de utilidades no quintal de casa, que também foi invadida pela água.

Protesto

Na manhã desta segunda-feira, moradores do bairro também realizaram um protesto para pedir a prefeitura que conclua a tubulação e limpe um canal no bairro de Alberto Maia. 

O que diz a Prefeitura de Camaragibe

Por meio de nota, a Prefeitura de Camaragibe informou que foram registrados 89 milímetros de chuvas em 12 horas na cidade. A grande quantidade de água provocou alagamentos nos pontos mais baixos da cidade. A Defesa Civil afirmou que as barreiras estão secas e não há perigo de deslizamentos. Equipes técnicas estão espalhadas pelo município para colocar lonas nos principais pontos de alto risco.

Moradores de Camaragibe podem acionar a Defesa Civil através do telefone 2129-9564, que também funciona como WhatsApp e está disponível das 7h às 19h. Caso seja necessário atendimento após esse horário, é possível ligar para o *199.

Entre as ocorrências, a prefeitura registrou o desabamento de uma casa no antigo aterro do lixão, no bairro de Céu Azul. Não houve vítimas. A moradora foi acolhida e abrigada na residência de uma vizinha. Não há famíliAs desabrigadas e nenhuma outra ocorrência. Por Magno Martins 

Sem comentários:

Corregedor do CNJ afasta Gabriela Hardt, titular da vara da Lava Jato e outros 2 juízes do TRF4

"Este concerto, ao que tudo indica, fazia parte da estratégia montada para que os recursos bilionários obtidos a partir do combate a co...