Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Pernambuco, uma “ilha” na pandemia. Coluna das Dez



Postado por Madalena França

 Por Ricardo Antunes — A nossa vizinha Paraíba decretou toque de recolher a partir das 22h e a prefeitura de sua capital, João Pessoa, anunciou o fechamento das praias pelos próximos 15 dias, inicialmente. Com uma ocupação hospital de 63%, nossos vizinhos adotaram a postura após a subida nos números de casos, assim como outros estados e municípios.

 

O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo (Cidadania), e pelo prefeito Cícero Lucena (PP), aliados assim como os socialistas Paulo Câmara e João Campos. No entanto, Pernambuco e Recife mais parecem ilhas isoladas, onde os gestores da saúde alegam que acompanham diária e semanalmente as estatísticas, mas não resolvem atuar.

Escolas voltaram, tudo quase normal, a exceção talvez do futebol com torcida. O momento deveria exigir reflexões, mas os gestores do PSB, cuja marca é a reticência e o atraso na tomada de decisão, seguem com tudo normal. Como indaga Gabriel, o Pensador: até quando?

Pernambuco contabiliza mais de 10.800 mortos pela Covid-19

MORTES ACELARAM, VACINAS A PASSO DE TARTARUGA

A média de mortes diárias por conta da Covid-19 segue acima da casa de mil, sendo agora 1.055 por dia, de acordo com o consórcio da imprensa. O país já contabiliza 247,2 mil mortes desde o início da contabilização, em março de 2020. Houve uma variação de +2% em relação à média de 14 dias atrás, o que indica um quadro de estabilidade. Por outro lado, o país já some 5,98 milhões de vacinados com a primeira dose de CoronaVac ou AstraZeneca, em pouco mais de um mês. Esse número representa 2,83% de toda a população, um índice que será atualizado diariamente depois da vírgula, mas cada decimal é importante.

 

Sem comentários:

Escancarada negociata política : A culpa é do povo?

Aproxima-se as eleições e com elas as negociatas políticas. Há quem defenda que a culpa é toda dos políticos. Há quem afirme que a culpa é d...