Postado por Madalena França
Fonte :Prefeitura Municipal de Umbuzeiro.
A Obra " Umbuzeiro: uma cidade monumentalizada por seus filhos ilustres" é premiada com o Edital Padre Edwards Caldas Lins referente a Lei Aldir Blanc.
A autora Tatiane Vieira De Aguiar Barreto É advogada, professora e historiadora. Doutoranda em História, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, é Mestre em História, pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. É sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Umbuzeiro - IHGU (PB) e sócia cor-respondente do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana - IHAGGO (PE).
Sinopse da obra - Andar pelas ruas de Umbuzeiro, cidade do interior paraibano, é uma experiência fascinante. Num breve passeio não é difícil perceber os motivos que a fazem ser conhecida como o berço de filhos ilustres. É a terra de Epitácio Pessoa, João Pessoa e Assis Chateaubriand. O nome desses personagens é sobremaneira visível nas suas ruas, prédios públicos, praças e monumentos. Esse cenário citadino, essa relação peculiar que a cidade mantém com seus filhos renomados, suscitou a problemática historiográfica encarada nesta obra: investigar o processo de fabricação de Umbuzeiro enquanto uma cidade monumentalizada, entrelaçando os elementos que lhe atribuem sentidos, lhe conferem importância e corroboram para elaborar e sedimentar, ou não, uma memória, uma identidade e um patrimônio citadino.
Sem comentários:
Enviar um comentário