Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Exposição reúne peças de artesanato produzidas por 160 alunos de escolas públicas de Limoeiro e seus 09 mestres

 

Postado por Madalena França

 Mostra faz parte do projeto Mestres dos Saberes, e inicia a partir deste sábado, 06 de novembro, às 20h, no Centro Cultural Galpão das Artes, localizado na cidade Limoeiro, no Agreste pernambucano. Público vai poder prestigiar, gratuitamente, obras de mestres do artesanato pernambucano e alunos lado a lado


A exposição “Mestre dos Saberes”, que acontece, a partir deste sábado, 06 de novembro até o dia 06 de dezembro, reúne peças de artesanato produzidas por 160 alunos de escolas públicas do interior de Pernambuco.  A Mostra será realizada no Centro Cultural Galpão das Artes, em Limoeiro, no Agreste do estado. O local vai abrigar um conjunto de obras artesanais produzidas durante as 08 oficinas com mestres e mestras artesãos pernambucanos. Entre os dias 08 e 12 novembro a visitação será aberta para os alunos das escolas do município e região. Já o público em geral pode prestigiar a programação do dia 16 até o dia 06 de dezembro, das 9h às 18h, de terça a sexta-feira. Aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita. O uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento é obrigatório. 


Todas as peças da exposição foram criadas durante as oficinas do projeto Mestres dos Saberes Artesanato, que aconteceram durante os meses de setembro e outubro, com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura. Na ocasião, mestres de diferentes partes do estado tiveram a oportunidade de transmitir, de forma prática, todos os conhecimentos sobre a produção de seus trabalhos artesanais para os alunos-aprendizes. 


As oficinas foram ministradas por cerca de nove mestres do ligados ao artesanato pernambucano. São eles:  mestras Roselis Alves (Limoeiro - Pinturas em Barro), Cida e Neguinha (Belo Jardim - Barro); e pelos Mestres Zuza (Tracunhaém - Barro), Abias (Igarassu - Madeira), Lourenço (Goiana - Cana-brava), Luiz Benício (Buíque - Madeira), Nena (Cabo de Santo Agostinho - Barro), Nado (Olinda - Ocarinas de Barro).


A ideia é que o público tenha a oportunidade de conhecer um retrato vigoroso do artesanato local e regional, com peças criadas a partir de madeira, cerâmica, barro, fibras vegetais, entre outros. A exposição em homenagem aos artesãos destaca tipologias de diferentes, e recebeu a curadoria do produtor cultural, Afonso Oliveira. "O Projeto Mestres dos Saberes vai além do aprendizado do artesanato, ele possibilita que os jovens se reconheçam no imaginário pernambucano, traduzindo isso para a matéria prima, transformando em arte e afirmando sua cultura perante a sociedade. Os jovens precisam viver a experiência de fazer arte", destaca. 


Para o coordenador do projeto,  jornalista e produtor cultural, Salatiel Cícero, inserir os mestres nos processos educacionais é uma grande conquista do projeto. “Colocar a arte dos mestres do artesanato pernambucano e  dos alunos lado a lado, é uma oportunidade de gerar reencontro de saberes e preservação deste legado cultural”, enfatiza. 



Rede Sociais:

Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...