Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Por que Professor em Orobó é sempre o último?

 Segundo o Blogue da Situação os salários do mês de Novembro foram antecipados. Conforme a imagem e relato de Edinho Soares, desde a quarta-feira 25, os funcionários de Orobó começaram a receber os proventos do mês de novembro. Mas para o professor nada foi antecipado. Teremos que esperar dia 30. É bem verdade que os salários estão dentro do prazo, já que 30 é o último dia do mês. Porém somos nós os últimos todos os meses.

Se levarmos em consideração que nossa fonte de pagamento é o FUNDEB e não o FPM da prefeitura, seríamos nós professores, por uma questão de lógica e justiça os primeiros a receber. O FUNDEB distribui sua verba para Educação em três parcelas. Dia 10, 20 e 30 de cada mês. Sendo que 20 é a maior parcela. Se cada dia 21 os prefeitos quisesse pagar, daria e ainda sobraria dinheiro, já que nosso pagamento só atingiu até aqui 60%. Embora o FUNDEB já tenha passado para 70%.

Pelo menos esse mês onde a Festa da Padroeira começa hoje, deveria ter havido maior sensibilidade. É nestes dias que sinto saudades do ex- prefeito Manoel João. Todo dia 28 de novembro ele pagava o mês de Novembro acompanhado do décimo terceiro. Lembro quando Ele dizia:" É para comprar a roupa, o sapato e comer o melhor galeto do mundo, que é o da festa da Conceição! Dia 23 eu pago o dezembro para comer o pirão do Natal".

Claro que o povo só lembra do último ano que ao perder as eleições, ficou endividado e devendo também ao professor. Mas não é um ano que vai apagar  os outros 11, de três mandatos que ele teve.

Onde estiveres Deus te abençoe Mané do Povo! Sei que de lá, estás sob a proteção do Manto Sagrado de Maria e daqui sentimos a tua falta e oramos por ti.

Falta de Dinheiro no Fundo não é. Daqui para 30 de dezembro terá que se pagar mês de novembro, dezembro, décimo, o terço de férias e o abono que são as sobras. Custava ter antecipado alguma coisa para hoje? 

Muita gente quer ir para festa hoje e não tem dinheiro. É uma questão de sensibilidade, até para movimentar a economia. Quantas roupas, calçados, assessórios o comércio teria vendido hoje se já tivéssemos recebido?

A impressão que tenho, é que os últimos governantes de Orobó tem raiva dos professores. Por quê? Não sei!

Por Madalena França.



Sem comentários:

Mais de 677 mil MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do programa Acredita em Pernambuco

Madalena França via Negócios & Informes O Programa Acredita, lançado pelo presidente Lula (PT) na última segunda-feira (22), pode benefi...