O ex-presidente Lula (PT) segue na liderança da corrida presidencial com 44% das intenções de voto e deixa os adversários comendo poeira, diz nova pesquisa Ipespe. O levantamento foi adquirido pela XP Investimentos e divulgado nesta quinta-feira (27/01).
Os demais adversários do ex-presidente Lula, somados, têm 45% das intenções de voto. O petista, portanto, está muito perto de vencer a eleição já no primeiro turno –dentro da margem de erro– corroborando outros institutos de pesquisa.
Se as eleições presidenciais de 2022 fosse hoje, segundo o Ipespe, o resultado seria esse:
- Lula 44%
- Bolsonaro 24%
- Moro 8%
- Ciro 8%
- Doria 2%
- Simone Tebet 1%
- Alessandro Vieira 1%
Atrás do petista aparecem Jair Bolsonaro (PL), com 24%, Sergio Moro (Podemos), com 8%, Ciro Gomes (PDT), com 8%, João Doria (PSDB), com 2%, e Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania) com 1%. Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou.
Em um cenário sem o ex-juiz Sergio Moro na disputa, Bolsonaro oscila dois pontos percentuais para cima (26%), Ciro Gomes vai para 9% e Doria para 4%. Na projeção sem o ex-magistrado, Lula venceria no primeiro turno, já que os outros candidatos somados teriam 43% enquanto ele permaneceria com 44%.
O índice de quem não vota em nenhum dos candidatos apresentados ou que votaria nulo ou branco é de 12%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de janeiro com 1.000 entrevistados pelo país. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.( Bolg do Esmael Morais)
Postado por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário