Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Paulo Câmara vai à mesa, hoje, com o PT, que pleiteia cabeça de chapa

 


Reunião faz parte do roteiro de auscultas do governador sobre sucessão

Blog da Folha política

Humberto Costa e Teresa Leitão serão recebidos por Paulo Câmara
Às vésperas da reunião que vai juntar as direções do PSB, PT e PCdoB em um primeiro debate sobre o papel da questão regional na construção da aliança nacional, o governador Paulo Câmara recebe, hoje, no Palácio do Campo das Princesas, alguns petistas para tratar da sua sucessão.

Ao menos o senador Humberto Costa e a deputada estadual Teresa Leitão estão confirmados no encontro, previsto para as 10h.

Não faria sentido, avaliam fontes envolvidas nas movimentações, esses personagens irem à mesa, nesta quinta-feira (26), sem antes alinharem, um mínimo, as ideias sobre a conjuntura local. Essa conversa integra a série de diálogos que o governador vem tendo com partidos aliados antes de decidir quem será seu candidato à sucessão.

Não é, no entanto, a primeira vez que ele senta com Humberto Costa sobre o tema. Ainda no início do mês, o senador chegou a ser recebido duas vezes em quatro dias, como a coluna cantara a pedra.

Numa delas, se colocou à disposição para encabeçar a chapa majoritária da Frente Popular. Na outra, esteve, no Palácio das Princesas, junto com o presidente estadual do partido, Doriel Barros.

Foram recebidos, ali, antes que o governador iniciasse a ausculta com demais partidos da aliança. A proposta de Humberto ser candidato a governador está de pé, mas também circula, agora, uma tese que leva em conta Marília Arraes como possível candidata ao Senado.

Em entrevista a blogueiros na semana passada, o ex-presidente Lula citou os nomes dela e de Humberto como alternativas para a corrida majoritária. À coluna, o senador Humberto Costa informa que o PT não vai discutir qualquer coisa “antes de definir essa questão da candidatura majoritária, até que a Frente Popular diga que não quer”.

Um ou dois nomes 

Pelo que entendi, observa à coluna, o senador Humberto Costa, “o governador está ouvindo os partidos, vai ouvir o PSB e escolher um nome ou dois para serem apreciados pela Frente Popular”. Ele emenda: “Suponho que deve ser esse o encaminhamento. Ele vai terminar de ouvir os partidos, discutir com PSB e trazer propostas”. O senador não descarta ainda as chances de o PT estar na cabeça de chapa.  

Esperança > Humberto Costa faz a referida avaliação ao ser questionado sobre o fato de o PSB e o próprio Paulo Câmara, em conversas com aliados, virem batendo na tecla de que o candidato a governador será do PSB. Apesar disso, o petista não dá o fato como consumado. 

Longo... > O que dizem integrantes da Frente Popular, atentos à variável Marília Arraes, ventilada para concorrer ao Senado em chapa encabeçada pelo PSB: "Se Marília for senadora com 37 anos, vai ser governadora daqui a quatro anos. Se o PT for cabeça de chapa agora, pega a prefeitura daqui a dois anos".  

...Alcance > Na mesma linha, outro aliado do PSB registra que “o PT acha que o PSB tomou dele a Prefeitura do Recife dele”, motivo pelo qual haveria uma desconfiança no ar. 

 Virtual > A reunião de amanhã entre PT, PSB e PCdoB, a primeira das direções nacionais sobre os cenários regionais, começando por Pernambuco, se dará de forma virtual
Postado por Madalena França via Casinhas Agreste


Sem comentários:

Mais de 677 mil MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do programa Acredita em Pernambuco

Madalena França via Negócios & Informes O Programa Acredita, lançado pelo presidente Lula (PT) na última segunda-feira (22), pode benefi...