Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Serra de Capoeira: O povo que é lembrado apenas nas Eleições...

 


Serra de Capoeira é uma comunidade grande, a maior depois dos distritos de Chã do Rocha e Matinadas. Possuem muitos toyoteiros , a maioria deles, seguidores do Governo de Orobó há anos. A cada 4 anos, é em Serra de Capoeira as maiores carreatas, os maiores comícios, isso de ambos os lados. Podem prestar atenção: Quando a Serra abraça de verdade uma campanha, o prefeito sai vitorioso, porque é um povo caloroso, que acompanha, que vibra e que contribui muito para uma vitória. Da Serra já saíram dois prefeitos para Orobó. No entanto, quem mais fez em seus mandatos pela Serra foi Manoel João: Apagou os candeiros, eletrificando as casas, derrubou as casinhas de palha e taipa e deu uma casinha decente, através dos programas sociais, reformou a escola, fez o posto de saúde, fez o calçamento com paralepípedo. (Nessa época ainda não se falava em asfalto) e no último mandato concluiu a água que chegou  nas nossas torneiras advinda da Barragem do Escuro. Esse último foi projeto de Zé Francisco. Ele apenas concluiu, fez a quadra Poliesportiva e ainda deixou um terreno comprado para Academia.
Na verdade, Serra de Capoeira era muito melhor antes de 2013 que agora , do ponto de vista dos serviços públicos. 
A Serra tem casas bonitas e organizadas sim, porque o seu povo é trabalhador e o fazem com o suor do seu rosto , tudo evolui. Mas é completamente esquecida pelas últimas administrações. A passada por exemplo, trouxe para nós a iluminação pública mais cara do Brasil,  mudou o nome do Sítio para nos cobrar IPTU e passou um piche por cima do calçamento, porque tá na moda.
Água- até 2012 chegava em nossas torneiras , até os canos mandaram arrancar. Ah! porque a Barragem do Escuro secou. Claro, Manoel João dava um jeito de limpá-la todo ano. Os governos recentes a esqueceram. Foi inaugurada o que eles chamam de Academia da Saúde- é apenas um pequeno espaço para caminhada, e uns banquinhos de cimento no chão. Não tem um aparelho para exercícios físicos. Mesmo assim, os bancos estavam todos descascados e pretos. Biu Abreu mandou pintar com uma tinta mais vagabunda do Brasil, Sentou sai azul, amarelo, da cor que é o banco. No Posto de Saúde- faltam médico e quando tem; o médico  passa um exame, são meses de espera e se for esperar se estiver grave, dá tempo para morrer antes do exame chegar.  Faltam medicamentos essenciais e tem fila da madrugada para pegar uma ficha. Até polícia já veio para se garantir consulta. Graça a Deus , essa médica saiu! Passou o piche sem rede de esgoto. Por exemplo, o cano do banheiro da minha casa entupiu, é água de banho, vou ter que quebrar a casa da minha mãe toda para passar por dentro dela e jogar no terreno do meu irmão, porque não posso jogar para rua se não tem um cano para escoar. Não se faz asfalto onde não tem rede de esgoto! Por onde vai escoar os dejetos do povo? Se um fossa entope a briga de vizinho está feita porque jorra merda para todo lado.


Mas o que quero me ater hoje, é a chamada Ladeira das Tabocas: Local muito alto e cheio de barro, no inverno ficavam muitos toyotas e carros sem subir. Foram concertar ficou pior. A ladeira ficou muito reta e alta demais. Não tem piçarra que segure. É perigo constante. No inverno a água arrasta a piçarra e forma crateras, enormes buracos no meio o nos cantos da ladeira. No verão , a passagem constante de Toyotas forma uma poeira solta que fazem os motoristas perderem o controle. Tem que ter um carro potente, braços fortes, e uma direção defensiva muito boa , para subir essa Ladeira das Tabocas. Não estou dizendo que a máquina não passa de vez em quando.  É que não adianta passar pelas péssimas condições do local  todo tempo. A máquina passa, fica um mês melhorzinho e cinco, seis que só a Graça Divina. Vários acidentes já aconteceram. Graças a Deus, sem vítima fatal.
Nas Redes Sociais vejo fotos de comunidades rurais como Espinho Preto, agora a Vila do Matadouro passando piche. Ai eu pergunto: Qual o Planejamento? Nessas comunidades fizeram Rede de esgoto? Se não é jogar dinheiro fora e criar brigas entre vizinhos. Esperem as bostas começarem a jorrar!
E se fizeram?! Porque a Serra é pior que todo mundo e não tem? 
Qual seria mais necessário? Asfaltar pelo menos um pedacinho mais crítico da Ladeira das Tabocas ou pelo mesmos calçar com pedras , ou colocar piche onde já tem calçamento?
Que ódio é esse do povo da Serra? Daqui os prefeitos e vereadores só querem o voto dos bobos. Do ponto de vista de Serviços público a Serra é o pior lugar. Até o carro do lixo só passa uma vez por semana sem aviso, sem dar pelo menos um apito para dizer estou chegando. O coletor de lixo é uma vaso de cimento com uma porta de madeira onde os cachorros entra e espalha e só tem dois para quilômetros de vila. À agua são em duas caixas d,água e falta um funcionário para mantê-las cheias. Eu posso comprar um pipa, mas tem gente que não pode.
Tá chegando a época da Serra ser visitada. No dia que os "caperistas" passassem a tratar os políticos do jeito que são tratados , talvez eles aprendessem que o voto de um "caperista", não tem menos valor do que o de qualquer um de outro Sítio!
Acorda meu Povo!
Por Madalena França.


Sem comentários:

Eleições 2024: Google proíbe publicidade política para as eleições municipais deste ano

  O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições municipai...