Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Com salários congelados há dois anos Orobó tem refletido na economia e número de Pessoas predispostas a festas...

                                              Foto reprodução facebook

 As festas Juninas em Orobó, bem como a feira da véspera de São João e o comércio bem vazio, refletem onde chegou o fracasso da Economia de Orobó.

As datas de 24 de dezembro e 23 de junho, são as feiras mais esperadas do ano, onde os comerciantes mais lucram. No entanto, este é um ano atípico. Estive na feira de Orobó ontem, e nem parecia que era São João, se não fosse as bandeirolas, que decoravam o ambiente e um forró pé de Serra no Mercado Santa Tereza. Parecia um dia comum, com metade do número de pessoas dos anos anteriores. Observei as lojas e entrei em algumas estabelecimentos. Numa delas só eu comprava no momento. Cheguei a conversar com alguns comerciantes, e alguns deles me confessaram que as vendas caíram muito no ano de 22. Observei as fotos que circulam nas redes sociais da Festa a noite com atração de Sirano e Sirino é perceptível os buracos na quadra, que era lotadas nos outros anos.

Tudo isso é o reflexo do salário dos professores congelados há dois anos. Professores são chefe de famílias,  perdendo eles, perdem muita gente. Quem vive de auxilio do governo Federal, ou depende de um salario do agricultor rural. Passa por insegurança alimentar. Um salário mínimo ou os 400  reais do auxílio Brasil, tem endereço certo: alimentação, luz e remédios são as prioridades. Não sobra para comprar roupa e calçados novos, ou gastar em festas. Os 3% a 5% da sociedade privilegiada, pouco compra na cidade. Estes são a turma dos Shoppings. Quem realmente dava lucro ao comércio de Orobó , eram os professores, que recebem todo mês, um salário melhor que o mínimo e compõem a classe média ,e compra no local. Com o sequestro do reajuste do Piso Salarial 6 meses negados e tendo em vista, a inflação do acumulado de 2 anos, o poder de compra dessa classe caiu muito. Isso também prejudica os comerciantes que deixam de vender roupas, sapatos, semijóias, visto que entre luxar e comer, as pessoas opta pela alimentação. A diversão, a comida de restaurante,   o  que não é necessidade básica, ficou em um terceiro plano. 

O Prefeito que está devendo 6 meses do reajuste do salário do professor, estava sumido, ontem o desaparecido apareceu, bem saudável, graças a Deus. Na festa ficou pouco tempo, o suficiente para constatar que cada dia fica mais mau visto, como o único prefeito que em 14 anos  de instituição do Piso em Orobó, foi o único que não pagou o reajuste anual. Um feito lamentável para o curriculum de um prefeito de primeiro mandato. As pessoas  nem olham para ele. Exceto, aqueles muito próximas, como familiares e amigos particulares . Na boca do povão , o Ex- quem é realmente o prefeito na prática. Este, desfila como um pavão estendendo o braço para apertar a mão de cada pessoa, se fingindo de bonzinho, enquanto o outro leva a fama de mau.

Fonte Segura; Alguém de dentro do seu convívio, contou-me que o Chaparral  disse que esse ano não pagará Piso, nem em Orobó, nem em Casinhas, terra onde a esposa governa também sob suas Ordens. Se os professores não aceitaram suas propostas indecentes, perderam tudo. Agora nem 11%, nem nada. Ele considera-se o "Deus" da Região.

Perguntar não ofende: Até quando Biu Abreu vai carregar Chaparral nas costas, mesmo que isso possa lhe custar a liberdade?

Com verbas de cunho federal não se brinca por muito tempo. É só olhar o exemplo do Ministro de Bolsonaro e de dois pastores corruptos, que foram parar na prisão. Cada professor em Orobó, já perdeu quase 6 mil reais em 2022 e quem tem dois concursos, quase 12 mil. Se for confirmado o que disse o candidato a deputado, temos mais 7 meses pela frente considerando com décimo. Agora multiplique tudo isso, por todos os professores ativos e inativos de Orobó e calcule o tamanho do rombo. A população de Orobó só tem uma saída. Dar o troco a Chaparral em outubro próximo. Quem sabe assim, ele consiga entender que não é o "deus"  do mundo. Se povo  entender os destinos de Orobó ,está na mão dele  tem jeito. É só mudar 7 vereadores e os Prefeitos. (Trio).


Aguardemos o desfecho dessa triste história de Orobó.

Por Madalena França.

Sem comentários:

Orobó: Eleições mornas, sem pesquisas, sem debate, sem comícios, pouca certeza de dias melhores...

  Nunca houve na história de Orobó, uma eleição tão morna como a que estamos vivenciando em 2024.Sem pesquisas, sem debate, sem comícios, po...