Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Orobó: Termina a Reunião da Câmara de Vereadores. Algo bom aconteceu!

     Hoje a reunião da Câmara teve algo diferente. Começou um tanto sem expectativas , meio morna. Sem indicações nem projetos a serem discutidos ou votados. Tudo parecia sem graça. O presidente quase dava por encerrada a ceção, antes mesmo da coisa acontecer. 
   Foi quando passa ao segundo expediente chamado de Assuntos Gerais

  Aconteceu a primeira inscrição do vereador Lúcio Ramos, ao qual, na qualidade de profissional da Educação, venho agradecer em nome de todos os professores de Orobó, pela grande contribuição das informações prestadas. Eu mesma, ainda não havia sido informada desta verba extra do mês de maio com exclusividade para o FUNDEB, de mais de oitocentos mil reais, que foi uma complementação da União, (verba federal), que deve ser negociada com o gestor para ser rateado em 60% entre os professores já que por lei  60% deste dinheiro pertence ao professor. Isso dá uma média de quase quinhentos mil, para ser dividido entre os profissionais da Educação. Palavras de ordem" Obrigada pela informação". Esclareço aos professores que essa verba é um extra. Independente da verba mensal, que gira em torno de um milhão e cento e vinte e sete mil. O que significa dizer, que o FUNDEB enviou no mês de maio quase dois milhões,( um milhão novecentos e tantos mil ) para Orobó. Desculpem-me por não dar exatamente a quantia. Lúcio Falou rápido ,para ficar dentro do tempo exigido de 15 minutos e não deu para pegar bem, todos os centavos.

  Outro assunto muito falado por quase todos os vereadores da Situação foi o piçarramento das estradas. Assunto que para eles, serve de orgulho neste governo.Como assistimos a reunião em grupo, um dos ouvintes de mais 50 anos falou o seguinte: Desde tempos remotos, dos governos de Rafael Virgulino, Maria Frazão, Zé Geraldo,Manoel da Mata, e até Dr. Reinaldo, que piçarramento nas estradas não é novidade. Segundo o ouvinte existia apenas uma caçamba, guiada por um senhor chamado Manoel de Rosa Bento, Vulgo Manoel da caçamba, que herdou esse apelido, por trabalhar todos os dias úteis do ano, fazendo esse serviço. As estradas eram todas trafegáveis. Hoje parece que p/ 70% dos vereadores de Orobó, Piçarro é tudo! Inclusive o presidente falou que ele está sendo colocado com muito carinho. Em meio a resenha, falou o ouvinte:" eles devem estar colocando e alisando com uma esponja, igual maquiagem em rosto de modelo fotográfico". Foi uma explosão de risos. Não é que o piçarro não seja útil, é que eles falam como se fosse uma GRANDIOSA OBRA NUNCA FEITA POR NENHUM OUTRO PREFEITO!

Palavras Malditas são proferidas pelo vereador David Ancelmo. O parlamentar, insinuou que os professores de Orobó só buscam melhoria salarial ( piso, carreira,rateio) e os mesmos são descompromissados com a qualidade do ensino. A carapuça não me serviu. pois orgulho-me da profissional que sou. Trabalho com o Lúdico , sou inovadora e ao mesmo tempo tradicional, pois sou do tempo dos valores éticos e morais aliados a informação. Mas quero agradecer imensamente a vereadora e professora Conceição Arruda que correu imediatamente em defesa da nossa classe. Soube colocar bem as palavras e desbancou a tese maldita do vereador inimigo dos professores.

Justiça: Desta vez, coloco de lado a minhas farpas trocadas com Dr. Jorge, por enes motivos. Mas, mesmo que ele fosse meu inimigo, que não é o caso, não poderia cometer o pecado da injustiça de não parabenizá-lo por hoje. Concordo em Gênero, Número e Grau com tudo que ele falou hoje nesta casa. Tanto relativo aos candidatos a governadores e deputados, quanto a questão da Educação. O compromisso da Educação é direito Constitucional do Artigo 5º , da Carta Magna brasileira. " Educação é Direito de Todos ,Dever do Estado ,da Família e da Escola". Falou Dr, Jorge, que a base da educação é a família. O Estado dar as condições necessárias e o profissional complementa com as informações curriculares , prepara para a vida e apoia com amor e vocação, aliadas a justiça e a cobrança de sua valorização enquanto profissional.
  No meu livro " Sonho Meu", eu retrato na poesia Educar, que esse ato vai além de ensinar letras e números. Passa pelo sentimento de conhecer o próprio mundo e o mundo do outro. Enquanto a Família,a Escola e Poder Público não se derem as mãos , numa campanha de TODOS PELA EDUCAÇÃO, com valores éticos, morais, religiosos, aliados a experiência e ao conhecimento, não haverá educação qualificada para uma cidadania plena. Parabéns Dr. Jorge! Não são nossas diferenças políticas, que irão impedir que eu faça justiça, dizendo que hoje, você foi o CARA!

 O presidente Tentou exaltar o prefeito pela entrega da ambulância em Serra de Capoeira. Em seu lugar, eu teria muita vergonha de tocar neste assunto.  Ele disse que para tudo tem a HORA CERTA. Para ele ,a hora certa é essa. Hora de Fazer Política. Ou angariar alguns votos para os deputados DELES. A ambulância, inclusive a que levava seu nome, chegou a Serra bem pertinho das eleições e saiu poucos dia depois. Talvez para ele, também na hora certa. Agora aproxima-se novas eleições . Em sua visão, essa é a hora certa. Com certeza terá também dia e hora marcados para a partida. Afinal, segundo suas convicções , a HORA CERTA ACONTECE A CADA DOIS ANOS! Que o povo julgue e tenha também a HORA CERTA DE DAR A RESPOSTA. E QUE ESSA HORA, NÃO PASSE DAS URNAS DE OUTUBRO PRÓXIMO!
    
Por; Madalena França

Sem comentários:

Mais de 677 mil MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do programa Acredita em Pernambuco

Madalena França via Negócios & Informes O Programa Acredita, lançado pelo presidente Lula (PT) na última segunda-feira (22), pode benefi...