Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

domingo, 17 de maio de 2015

Papa Francisco canoniza duas palestinas

Cerimônia aconteceu depois de Pontífice chamar presidente Mahmoud Abbas de ‘anjo da paz’

POR 



CIDADE DO VATICANO — O Papa Francisco canonizou duas palestinas este domingo, em uma cerimônia na Praça de São Pedro, poucos dias depois de o Vaticano formalizar o reconhecimento da existência do Estado da Palestina.
A canonização da Irmã Marie Alphonsine Danil Ghattas, fundadora das Irmãs do Santíssimo Rosário de Jerusalém, e Maryam Baouardy, que fundou um convento carmelita em Belém, não estava relacionada com anúncio do acordo entre Vaticano e Palestina. Mas a cerimônia, que contou com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e uma delegação de clérigos do país confirmou a disposição do Pontífice em defender a comunidade cristã no Oriente Médio.
“Este é um sinal de que podemos falar sobre três religiões (cristãos, muçulmanos e judeus) sem qualquer discriminação”, disse, em comunicado, o patriarca Latino de Jerusalém, Fouad Twal.
A Praça de São Pedro foi decorada este domingo com retratos das palestinas e de duas outras freiras recém-canonizadas — a francesa Jeanne-Emilie de Villeneuve e italiana Maria Cristina da Imaculada Conceição Brando.

As canonizações das duas palestinas foram as primeiro “desde o tempo dos apóstolos”, lembrou .

Neste sábado, o Papa encontrou Abbas em uma audiência privada, chamando-o de “um anjo da paz” e pedindo um esforço renovado para pedir paz com Israel.
Abbas declarou, em comunicado, que a canonização das santas “afirma a nossa determinação em construir um Estado Palestino soberano, independente e livre, com base nos princípios da igualdade cidadania”.

A canonização geralmente é confirmada pela Igreja Católica quando dois milagres — muitas vezes a cura inexplicável de uma pessoa doente — são atribuídos à intervenção de uma pessoa santa que morreu.
Francisco aproveitou a cerimônia para pedir que os fiéis rezem por paz em Burundi, país africano que passa por confrontos, entre eles um frustrado golpe de Estado, provocando o deslocamento de mais de 105 mil pessoas.
— Gostaria de convidá-los para rezar pelas querida população do Burundi, que está passando por um momento delicado. Que o Senhor ajude a todos para evitar a violência e que ajam de forma responsável para o bem do país.


Sem comentários:

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que estabelece diretrizes para prevenir e combater abusos sexuais co...