21/05/2015 09:57
De acordo com a Fenabrave, no acumulado deste ano o segmento está com queda de 10,6%
Por: Diário de S. Paulo
Muito tem se falado do mercado de automóveis e sua queda vertiginosa este ano. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o tombo em relação a 2014 pode ser de até 19% para os veículos. Porém, a venda de motos também enfrenta dificuldades. De acordo com a federação, no acumulado deste ano o segmento está com queda de 10,6%.
O Nordeste segue como a região líder em vendas de motos no país com 35,8% do mercado, seguido de perto pelo Sudeste, com 32,3%. Um dos problemas tem sido a dificuldade para o financiamento, já que muitos bancos estão temerosos em conceder empréstimos em tempos de crise.
Apesar da queda de mercado, a Honda continua absoluta nas vendas / Divulgação
Apesar da queda de mercado, a Honda continua absoluta nas vendas. A marca japonesa detém 80% do segmento e é seguida de longe pela Yamaha, que abocanha 12% das comercializações no país. A Suzuki, terceira no ranking, tem apenas 1,40%.
Mesmo com os números de venda não sendo positivos, o apetite do brasileiro por motos continua crescente. Um levantamento feito recentemente pelo WebMotors, maior portal de classificados online do país, apontou que nos últimos oito anos a procura por motos cresceu 194%. No mesmo período, o número de anúncios realizados teve um salto bem maior, chegou a 445% de crescimento. Ou seja, o mercado de anúncios online quadruplicou no período.
É fato que o mercado de motos deu um salto em tamanho nos últimos anos. O brasileiro tem buscado mais este tipo de produto, resta saber até quando os problemas macroeconômicos vão frear as compras fazerem as vendas caírem.
Sem comentários:
Enviar um comentário