Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Expectativas para o ano 2021 no Legislativo e Executivo de Orobó não inspiram alegrias, a impressão é que retrocedemos alguns quilometros...

 Quando a Ida não é boa, a volta não pode prestar...


Não há nada de animador nem de expectativas positivas no Poder Execultivo e Legislativo de Orobó.
Até aqui, não há nada de mal a se falar do Prefeito Biu Abreu. Quem viu seu Governo? Ele continua sendo um membro do Trio. As chaves ou as rédias do comando do Executivo não chegaram as suas mãos. Comentam-se muito nos bastidores, que ele é um ser humano bom. Dizem os que têm acesso a ele. O problema está no poder de decisão, que segundo os que o procuraram continua nas mão do "Duque do Agreste". Tudo ele responde: vou falar com tal personagem. Deve estar sendo difícil para ele, tanto os sins como os nãos. O Vice, ninguém nem fala. É apenas um jarro de enfeite em algum lugar que ninguém descobriu ainda o sentido da decoração.
As aulas começam dia 8. Hoje já tivemos a primeira reunião pedagógica on-laine. Aliás, para não dizer que não falei das flores, Parabéns para outro trio educativo. Rosário , Abreu e Junior, pela vontade de fazer mais e melhor. Pelo menos , deu um aroma de flagâncias mais suaves ao ambiente da Educação. Tudo é muito novo. Vamos aguardar!
Nesse sentido educativo, as necessidades são muitas. Mas principalmente o acesso de muitos, tanto as ferramentas digitais, como cpu e celulares, como formação profissional para lidar com as ferramentas modernas. Aqui me incluo. Tenho ainda muita dificuldade no que se refere a essas plantaformas e habilidades conjuntas. Por isso, ano passado fiz tudo via whatzap, me virando como podia. Também a falta do livros didáticos que neste momento é importantíssimo, ou o maior auxílio na ausência do professor e faltam muitos alunos receberem. Foi mínima a quantidade do ano passado.
Falta de incentivo a nós da categoria. É mesmo verdade que não teremos reajuste ao piso salarial? Passamos desta forma a trabalhar muito mais, ganhar muito menos, gastar mais energia em casa, papel e impressora própria, tintas, tempo e ganhar menos? Que retrocesso!
Será que o salário dos governantes também vai diminuir, ou o corte na carne, só vale a do professor?
Concursados: Quando Serão Chamados? Precisamos aumentar os contribuidores da previdência e dar um sobro de alívio aos que estão trabalhando como burros de carga a exemplos de auxiliares de serviços gerais. Onde estão os concursados que têm como direito a ser convocados? E os professores, Quem serão? Vão continuar negando o direito de quem tem direito?
Legislativo: Quarta feira próxima começa o ano Legislativo. O que esperar de uma Mesa Diretora que a presidente é Mão do "dono" de Orobó, e os seus dois auxiliares, seus fieis escudeiros são subalternos dele? Um deles, junto a Presidente, era mandatário em 2016, época em que se votou tudo contra o professor e servidores em geral, retirando direitos adquiridos, aumentando alíquotas e empurrando os servidores ao buraco negro do desespero?
Triste retrocesso!
Além disso, perdemos na Câmara três impresindíveis vozes oposicionistas e defensoras do povo, como Lúcio Ramos e Lívio Aguiar e Gordo. Para completar, perdemos também a boa vontade de Thomás que saiu cantidato a prefeito e a experiência de David Aguiar, e Junior de Chã do Rocha.
O que esperar desses meninos novos? O Chefe, Davizinho(Filho de David), e Junior, por melhor boa vontade que tiverem a inexperiência é um choque de aprendizagem e não se aprende tudo, em tempo record. Assim também, passam pela mesma experiência Isac, Wallace, e a moça de Matinadas. Grande responsabilidade, quase missão, para Amilton e Lúcio Donato servir de amigos, pais e professores dos que agora chegam!
Vendo todo esse cenário, não nos inspira alegrias. A impressão que temos, é que retrocedemos 50 anos atrás. Nunca se viu prefeito Trio tendo como braço direito um "coronel Ditador" e no Legislativo coluio de um lado e inexperiência do outro!
A que ponto chegamos Orobó?!
Para deixar ainda mais obscuro o cenário, falta Promotor e Juiz próprios colaborando com o controle social da Cidade para apasiguar os ânimos e acender uma luz, quando tudo for escuridão! Como diz o ditado popular. Orobó tá do jeito que o diabo gosta!
Triste realidade!
Mas a certeza de que todos os cidadãos juntos são quem constróem a cidadania. Não desistamos nunca de sermos luzes onde estivermos. E que comecem as batalhas, pois o baile segue e a música deverá ser dançada conforme o ritmo. Vamos à luta?

Por Madalena França





Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...