Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Casos de Coronavírus em Orobó dispararam. Não há leitos e tem pacientes com covid, no oxigênio, sentado em uma cadeira por mais de 24 h

 Não é uma notícia prazerosa de se dar.  Mas é preciso, para que todos tomem juízo e fiquem em casa.

 No mês de maio a curva subiu assustadoramente. Nosso município é pequeno e com pouca estrutura. O Hospital é Filantrópico e  recebe pacientes com covid e todas as outras doenças. Porque a única doença do mundo não é covid. As pessoas adoecem de várias maneiras. Esse blog teve notícia de que há pessoas em situação precária. O medo desse vírus por se só, já desestabiliza o paciente. Imagine se esse estiver por mais de 24h recebendo oxigênio sentado em uma cadeira ?

 O boletim epidemiológico mostra que no dia de hoje, há 43 casos suspeitos fora os que já estão em isolamento domiciliar que somam 202 de casos suspeitos e confirmados. Isso significa que tanto podem ir melhorando, como avançar para um quadro de Síndrome respiratória grave. Nos 5 meses deste ano, já morreram mais pessoas por covid do que em todo o ano passado. E não há tendência de melhora, devido a uma série de fatos que comentarei adiante.

O gráfico abaixo demonstra que estamos no pior momento da Pandemia desde o seu início, em março de 2020, quando ocorreram os primeiros casos por aqui.


Nota-se pela curva, que o pico da Pandemia em Orobó ocorreu em Junho do ano passado com 159 casos. O mês que findou, maio de 2021 tivemos 203. Isso dar uma diferença de 44 casos a mais. Isso porque muitos adoecem e suportam em casa , nem vão ao médico, faltam testes e uma demora grande na entrega quando é testado. Tem pessoas há oito dias esperando o resultado. Isso deixa as pessoas aflitas, sem saber o que pode lhe acontecer.

 De quem é a Culpa? Pessoas ignorantes, teimosas ,tem gente com covid na própria casa e por não estar se sentindo mal , ficam circulando. Pode ser  assintomáticos transmitindo o vírus. Outros, não obedecem nenhuma regra. Não há fiscalização nem controle algum.

Para que decreto que não é cumprido? Os comerciantes fecham um lado da barraca e ficam com menos ventilação e até tarde da noite jogando dominó tudo num espaço de uma mesa de um metro quadrado para vários homens e agora por estar fechado com menos ventilação.

Vamos ser Sinceros: A culpa é de todos! Falta obediência, falta amor, falta empatia, faltou responsabilidade  do governante quando vieram os milhões e não foi investido corretamente num hospital de campanha separado. Quando o egoísmo dos comerciantes fala mais alto e não fecham realmente o comércio, fingem que fecham e continuam abertos, falta amor à vida, que muitos estão brincando com ela.

Opinião: A essa altura procurar culpados é enfiar água numa peneira. Os milhões já se foram e não é difícil saber para onde. O que resta agora, é cada um fazer sua parte. Cuide-se o máximo que poder. Se não for sair para trabalhar. Fique em casa! Use máscara, lave as mãos constantemente e reze para não pegar . Mas  se contrair o vírus, que seu organismo suporte esse mal da melhor forma possível. Tenha fé em Deus. Ele sabe, pode e cura tudo. E principalmente , aprenda a exercer bem a sua cidadania, nas oportunidades que tiver.

Se pudesse dar um conselho ao atual prefeito, diria: Esqueça neste momento Obras que não salvam vidas e invista tudo o que puder para reverter esse quadro doloroso e tome cuidado para não pesar sobre seus ombros uma carga mas pesada do que você suporta carregar.

Quando muita gente começar a morrer, a população começa a se revoltar. Enquanto o caixão não é da família o povo se cala, quando começar atingir o sangue. Ai não tem situação, nem oposição. Tem revolta generalizada. A vida das pessoas deve ser a Maior Obra!

A pandemia é grave. Mas com medidas de um bom planejamento se ameniza. Se nada for feito, vai ter muita dor e revolta nesse cenário de horror!


Por Madalena França.





Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...