Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Pandemia sem freios: variante ômicron faz infecções subirem no mundo

 



Do CORREIO BRAZILIENSE
charlesnasci@yahoo.com.br

Em 24 horas, o mundo registrou 2,3 milhões de infecções pelo Sars-CoV-2, o coronavírus causador da covid-19. Quase metade dos casos da doença reportados entre segunda-feira e ontem foram registrados nos Estados Unidos — um recorde global. O presidente norte-americano, Joe Biden, participou de uma reunião com o infectologista Anthony Fauci, principal conselheiro da Casa Branca na resposta à pandemia. Depois, em declaração à imprensa, o democrata enfatizou a importância da vacinação, da dose extra do imunizante e do uso de máscaras.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estimam que a cepa ômicron, descoberta em novembro de 2021 na África do Sul, seja responsável por 95,4% de todos os casos ativos de infecção nos EUA. Na Europa, a variante se dissemina por transmissão comunitária em vários países. França e Reino Unido também apresentaram os números mais altos de contágio desde o começo da pandemia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu que a maioria dos casos de covid-19 provocados pela ômicron envolvem sintomas leves. No entanto, advertiu que o aumento de infecções em todo o mundo pode ampliar o risco de surgimento de cepas mais perigosas.

"Quanto mais a ômicron se espalha, mais se transmite e mais se replica e mais probabilidades tem de gerar uma nova variante", afirmou à agência de notícias France-Presse Catherine Smallwood, responsável de emergência da OMS. "Estamos em uma fase muito perigosa. As taxas de infecção aumentam de forma muito significativa na Europa Ocidental, e o impacto total disso ainda não está claro", acrescentou. Apesar de a curva de mortes provocadas pela variante ômicron não acompanhar a de infecções, existe o temor de colapso nos hospitais.
Madalena França/ Mais Casinhas

Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...