A Câmara Municipal de Casinhas, iniciou nesta quarta-feira (16/02),às atividades legislativas do ano de 2022, o retorno acontece após o período de férias do poder legislativo Municipal. A primeira reunião reuniu vereadores da oposição e da base da situação. Os trabalhos foram conduzidos pelo Presidente o vereador Átilla Barbosa com a presença dos vereadores Francismar, Inácio do Toyota, Elias de Muamba, Everaldo Barbosa e o vereador Nivaldo da Chatinha. Foi colocado e aprovado o projeto de atualização salarial dos funcionários que recebem abaixo do salário mínimo. O projeto foi votado e aprovado pelos seis vereadores.
O vereador Francismar pediu em seu requerimento pediu que a gestão do Município disponibilizasse transporte para os estudantes universitário do Município. "É de fundamental importância que seja fornecido este transporte para os estudantes, às aulas começaram a uma semana, e infelizmente estão perdendo às aula, outros estão pagando o transporte para poder estudar a sua faculdade. Disse o vereador". Disse.
Ainda na reunião, o Executivo Municipal enviou para a Câmara o Projeto de número 001/2022 que atualiza o salários de todos os servidores Municipais que estão abaixo do salário Mínimo nacional vigente. O projeto recebeu o aval dos seis vereadores presente os vereador Atila Barbosa, Francismar, Inácio do Toyota, Elias de Muamba, Everaldo Barbosa e o vereador Nivaldo da Chatinha. Por seis votos o Presidente da Câmara declarou aprovado o reajuste salarial de todos os servidores abaixo do salário mínimo
Após a leitura do projeto o vereador Francismar destacou em sua fala a luta pela valorização dos funcionários: O vereador reforçou e relembrou que existe a valorização dos profisisonais da saúde com a insalubridade, equiparidade salarial e adicional noturno. "É uma pena , que nesse aumento, não ter vindo, até parece que em Casinhas não têm funcionários que trabalham a noite? nem de hospital nem motorista, porque os motoristas de ambulância depois da 19 horas? o funcionário do hospital não trabalham após ás 19 horas? vou tá aqui, em cada reunião pedindo, não vou me cansar até isso vim para a câmara para agente votar". disse.
O vereador Elias de Muamba pediu a gestão Municipal que enviasse para votação o projeto de atualização do piso salarial dos professores de 33,24%. "Se ela demorar a mandar quem vai perder com isso são os professores, então agente pede que ela mande com urgência, isso é um recurso que vê a mais que esse mês já veio, que esse mês que manda é o governo federal para que os professores não sejam prejudicados". Disse. O vereador também destacou a volta às aulas, já que todos os municípios vizinhos já voltaram às aulas presenciais, e, em Casinhas nada.
O vereador Elias destacou às conquistas do grupo de oposição juntamente com o Deputado Federal Danilo Cabral, Paulo Câmara e Rodrigo Farias, "conquistou a ambulância 0 Km que inclusive está guardada na garagem da prefeitura, conquistamos às máquinas e o caminhão pipa para ajudar a população". Disse.
O Presidente da Câmara, o vereador Átilla Barbosa em seu pronunciamento saudou o povo casinhense após o retorno dos trabalhos legislativo. O Presidente pediu que a Prefeita do Município enviasse o projeto do piso salarial dos professores de 33,24% . Em pesquisas, Átila disse que: "a importância que cada prefeito estava dando aos professores, e notei que várias cidades às câmaras já votaram este projeto e aprovaram. Uma grande parte do Estado de Pernambuco já aprovaram, mais o governador Paulo Câmara reajustou para 35%, eu queria dá os parabéns ao prefeito da cidade de Flores, Igaracy, Afogados da incagezeira e Quixabá, ao prefeito de Petrolina, que inclusive é aliado da Prefeita de Casinhas, aí eu fico na indignação de não entender, porque não chegou até agora esse projeto na Câmara de Casinhas. Junto ao G6 eu quero fazer um apelo, prefeita, siga os prefeitos de Pernambuco, e pague o retroativo de janeiro, mande logo prefeita, os professores merecem e muito mais. E que é o percentual de 33,24%, não venha pra aqui trazer percentuais menores, porque no mínimo agente vai colocar o da lei federal. Quero dá os parabéns também ao prefeito de Toritama, Edilson Tavares, que inclusive é aliado da Prefeita, o pré candidato a estadual. A Prefeita em discurso em Toritama disse, que estava na luta da reforma das escolas e ainda não tinha conseguido". Destacou.
No seu discurso o prefeito de Toritama disse: "No início do meu mandato o primeiro passo foi esse, iniciar às reformas da escolas, que em seis meses já estavam prontas para receber os alunos e os professores na rede de ensino de Toritama, aqui em Casinhas como disse o vereador Otávio Francismar, não entendemos porque aqui em Casinhas continua com aulas remotas. Em várias cidades de Pernambuco continuam com aulas presenciais e em Casinhas com aulas remotas. Fica aqui a nossa indignação e a prefeita se explique". Relembrou o presidente da Câmara. (Blog Casinhas Agreste)
Postado por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário