Em Orobó estamos quase que totalmente desprotegidos, quando se trata de Leis. Município de aproximadamente 24 mil habitantes, é muito deficitária na Ordem e na Lei. Entenda os motivos:
Para que funcione bem uma sociedade os três Poderes precisam funcionar em harmonia , com autonomia mas obedecendo a Constituição Brasileira. Em Orobó, a dificuldade começa pelo Judiciário- Não temos um Juiz próprio respondendo por Orobó. Está sempre mudando , o que dificulta o tempo de agilidade dos processos e até o conhecimento das causas. Quando os Promotores de Justiça estão se familiarizando com os problemas da sociedade ,logo se mudam. Eles ficam pouco por aqui. Não sei explicar o porquê. Mas já percebi que quando chega um com gosto pelo trabalho, logo se muda.
O Executivo- age totalmente de acordo com suas convicções. Para isso usa de diversos meios, para ter uma maioria na câmara que diga amém a qualquer coisa. Quando digo qualquer coisa, é absurdos inimagináveis. Quem imagina que duas professoras possam votar contra elas mesmas? Para isso se faz um projeto familiar onde Mãe é presidente, primo é vereador, o prefeito não é uno é trino, tudo do mesmo pacote.
O Legislativo- para quem não sabe, não é o Executivo quem mais governa na cidade. São os vereadores que votam as leis, que criam os projetos, que aprovam ou desaprovam. São os vereadores que fazem um município funcionar bem ou mal. Se um prefeito for corrupto e a maioria dos vereadores não forem , ele é derrubado. Portanto 50% da culpa da culpa das fraudes, da tomada de direitos dos servidores , dos trabalhos maus feitos é do prefeito e 50% a culpa é deles.
Desde 2016, o município de Orobó teve as piores representações possíveis. E desde então, a pior representação de todos os tempos, é a composição atual. Eles elegeram um inimigo declarado- Os professores. Tudo que faz mal aos professores, tem 7 que vota a favor e tudo que é para o bem apenas os 4 de Oposição ficam do lado dos professores.
Esta composição está no Segundo ano do seu governo. É o primeiro mandato para alguns vereadores. Eles já colecionam uma série de episódios contra a classe que é uma vergonha para qualquer pessoa que entenda de respeito e cidadania; No mês de novembro de 2021, eles fecharam a Câmara e deixaram mais de 100 professores no sol ,no meio da rua, porque iriam a Câmara para pedir o Rateio do FUNDEB, que todos os municípios pagaram e o de Orobó, evaporou. No dia 22 de dezembro 7 deles votaram uma reforma da Previdência que tiraram quase tudo que é de direito dessa categoria. Chegou 2022- já é meio do ano e eles fogem a discursão do Piso Salarial dos professores, como o diabo foge da Cruz, e para acabar de retirar o pouco que ainda resta, querem tirar do PCCR, o dinheiro que paga o carro dos professores chegar até a escola.
Eles não obedecem nada. Nem as Leis constitucionais, a exemplo do Piso do Magistério, eles não obedecem o plano de Carreira dos professores que é uma lei municipal, Eles não estão obedecendo nem o regimento interno da própria casa, que eles fazem parte.
O Vereador é sim uma autoridade. Mas nem ele , nem ninguém é maior que a Constituição e a Lei. Ninguém pode sair por ai fazendo lei fora da nacional, prejudicando o povo. As Casas Legislativas tem Regimento que deve ser obedecido.
Um projeto até virar lei passa pelos trâmites Legais. Se for do Executivo ele é enviado a presidência que tem obrigação de enviar as comissões para parecer, distribuir a todos os vereadores com antecedência, para estudo, obedecer o tempo de duas sessões, primeira e segunda votação, salvo se for de comum acordo de todos votarem no mesmo dia. Qualquer vereador, pode pedir vista de um projeto em tempo real de votação. Mas depois do visto. Tem que ser votado. Contra ou a favor. Fora disso, é barganha, é interesse próprio, é desobediência a Lei, é acostumasse com a Impunidade, por ter grupo de maioria. Estão fazendo em Orobó o que querem, prejudicando o povo e humilhando os 4 vereadores da Oposição,( Lucio, David, Amilton e Junior).
Essa representação política atual de Orobó é a maior vergonha que Orobó já teve. Temos apenas 4 vereadores lutando inutilmente por um povo que também não sabe votar.
Amigo leitor: Para que serve os vereadores da sua cidade? Tem 7 na cidade de Orobó que serve apenas, para votar contra professores...
E o povo como vai?
O povo tem muita culpa. Gente como essa, era para ser varrida do meio político e só o povo tem esse poder através do voto. Orobó, minha cidade, virou um cidadela fantasma com relação ao cumprimento das leis. Aqui quase nada funciona e a impunidade impera. E o povo? O povo parte dele vive de esmola dessa gente em véspera de eleição, outra parte humilhada e com medo de represália.
Por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário