Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sábado, 14 de março de 2015

Por onde anda o oroboense que se definia como OLHAR CRÍTICO?

Esta é a primeira vez que este quadro não é uma homenagem,mas uma reflexão.
É sabido por todos que circulam na Rede Social Facebook, que existia uma pessoa ou algumas pessoas, que se identificava ou se identificavam por Olhar Crítico. Atrás desse perfil, quase ninguém passava em branco. Atirava para todos os lados.
Quando se escreve costumeiramente, as pessoas seguem certos padrões temáticos e coloquiais que sendo continuamente observados deixam dicas que nos levam a chegar ao autor de tais textos. Desta feita, devo dizer que nunca foi tão evidente como agora, quem era o tal Olhar Crítico.
    Aqui em Orobó as alianças são frágeis e se rompem facilmente quando entra em jogo o poder. As alianças reluzem até quando brilham o "ouro". É o tal de quem dá mais?
Alguém sabe por onde anda o Olhar Crítico?
Atualmente, caladinho, caladinho. Ou falando demais. O que mudaram foram as posições. Será que as críticas se transformaram em elogios?
   O olhar deixou de ser crítico, ou ficou cego?
    O que teria provocado a catarata?
   Teriam lhe vendado os olhos, com um tampão chamado moeda brasileira ou real?
    Todos sabem que novas alianças foram firmadas em Orobó nos últimos tempos e calaram-se muitas vozes que se diziam críticas construtivas. Nestas alianças deve ter tido um lugar confortável para clarear a nuvem escura que incomodava, não o olhar, mas o bolso do famoso olhar fantasma. Há meses ele não vê e nem critica nada.
   Sabidinho esse olhar ganancioso!
    Quem sabe amanhã ele apareça?
    Qualquer pessoa poderá responder por olhar Crítico. Afinal, Quem era Olhar Crítico?
 
   Não precisa ser nenhum Freud  para saber que hoje ele está bem, embora a sociedade esteja mal.

A nossa civilização é em grande parte responsável pelas nossas desgraças. Seríamos muito mais felizes se a abandonássemos e retornássemos às condições primitivas.
Sigmund Freud
Escrito por Madalena França.

 

Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...